Retomada das aulas na rede estadual ocorre em algumas regiões nesta terça-feira

Retomada das aulas na rede estadual ocorre em algumas regiões nesta terça-feira

Outras coordenadorias devem anunciar ainda hoje uma definição, enquanto na Região Metropolitana, devido à situação de diversas instituições, ainda não há previsão

Guilherme Sperafico

publicidade

Após nova reunião realizada, nesta segunda-feira, com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), o governo do Estado definiu que, a partir de terça-feira, escolas de mais 14 CREs poderão retomar suas atividades, seguindo análise das condições particulares de cada local.

São elas: Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Cruz Alta, Bagé, Santo Ângelo, Bento Gonçalves, Santa Rosa, Santana do Livramento, Vacaria, Soledade e Carazinho.

No domingo, já havia sido informado o retorno nas regiões de Uruguaiana ; Osório; Erechim; Rio Grande; Palmeira das Missões; Três Passos; São Luiz Gonzaga; São Borja e Ijuí. Conforme monitoramento das próprias CREs e seguindo as orientações da Defesa Civil do Estado, essas regiões foram menos afetadas pelas enchentes e, por isso, foram consideradas aptas para o retorno seguro das atividades educativas.

Não há previsão de retomada nas escolas estaduais de Porto Alegre, e nas Coordenadorias Regionais de São Leopoldo, Estrela, Guaíba, Cachoeira do Sul, Canoas e Gravataí.

Acolhimento

Neste primeiro momento, a prioridade nas escolas é realizar o acolhimento da comunidade escolar, de modo a criar um espaço para refletir sobre situações vivenciadas pelos estudantes e promover a empatia e a solidariedade. Pelos dados do último boletim estadual, 52 escolas estão servindo de abrigo em suas comunidades.

As equipes pedagógicas também foram orientadas a trabalhar estratégias para mapear a realidade particular de cada estudante. O objetivo é garantir o acesso ao conteúdo das aulas no caso daqueles que não possuem condições para o retorno presencial.

Conforme o panorama do levantamento estadual, atualizado às 18h desta segunda-feira, 789 escolas em 216 municípios foram afetadas de alguma forma pelas chuvas, sendo que 386 encontram-se danificadas.

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio das CREs, e a Secretaria de Obras Públicas (SOP) seguem monitorando a situação das escolas estaduais para avaliar os danos causados nos municípios mais atingidos pelas enchentes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895