Reunião-almoço da Câmara Brasil-Alemanha no RS discute inovação

Reunião-almoço da Câmara Brasil-Alemanha no RS discute inovação

Evento trouxe a Porto Alegre o head de programas de transformação digital da gigante multinacional Amazon

Cristiano Abreu

Daniel Duarte atua diretamente no desenvolvimento de ferramentas para alavancar estratégias de empresas a partir de programas de inovação

publicidade

A segunda reunião-almoço de 2024 da Câmara Brasil-Alemanha no RS (AHKRS) tratou de inovação. O evento, promovido nesta quinta-feira no Hotel Hilton, no bairro Moinhos de Vento, trouxe a Porto Alegre o head de programas de transformação digital da Amazon Web Services no Brasil (AWS), Daniel Duarte.

O convidado palestrou sobre computação em nuvem, segmento específico da plataforma do grupo multinacional que dirige. Cada vez mais presente nas rotinas pessoais, profissionais e de empresas, independentemente de seu porte e setor, a adesão ao recurso cresce a cada dia.

“Acreditamos na Amazon que inovação é um coeficiente de inteligência, precisa ser um dos pilares das corporações. É juntar inteligência e tecnologia para fazer inovação”, entende o especialista.

Daniel Duarte atua diretamente no desenvolvimento de ferramentas para alavancar estratégias de empresas a partir de programas de inovação, e defende: “Qualquer inovação tecnológica precisa nascer responsável, isto significa que ela precisa gerar impacto positivo. A Amazon tem 1,5 milhão de colaboradores. E a gente acredita que estes colaboradores são capazes de criar ideias e gerar novos produtos e serviços por meio da inovação, e então, o nosso papel é fomentar programas e mecanismos na busca pelos resultados”, completou.

Estratégias e celebração do bicentenário da imigração alemã

O presidente da Câmara Brasil-Alemanha no RS (AHKRS), Cleomar Prunzel, destacou a importância do tema para a sociedade moderna. “A inovação é o que, digamos assim, movimenta nossa sociedade. E tudo que a gente viu nos últimos anos, principalmente nesta parte de transformação digital, foi acelerado pela pandemia, muitos hábitos mudaram de uma forma ainda mais acelerada”, resume.

Cleomar Prunzel também destacou os objetivos dos encontros mensais organizados pela entidade. “A Câmara está completando 70 anos de atuação no Rio Grande do Sul. E a principal ação é o conjunto de reuniões, onde a gente traz palestrantes de renome como o governador Eduardo Leite e autoridades de fora do Estado. E um dos temas em nossa pauta é a inovação; então, creio ser um importante tema, que dará ainda mais representatividade às nossas reuniões.”

Por fim, o presidente ressaltou os festejos pelo bicentenário da imigração germânica no Rio Grande do Sul. “Teremos vários eventos ao longo do ano, uma agenda completa que vai culminar com 25 de julho e as grandes comemorações em nosso Estado, principalmente em São Leopoldo, que é o berço da colonização alemã. Damos a maior importância à celebração desta imigração, iniciada de maneira oficial em 1824, e neste ano ressaltamos o fortalecimento das relações industriais e comerciais entre Brasil e Alemanha”, complementou.

Prunzel revelou que uma comitiva alemã virá ao Brasil em 25 de julho para os festejos. “São representantes das regiões de onde partiram os primeiros imigrantes. E eles virão com uma delegação de 15 empresários ao Rio Grande do Sul”, exaltou o presidente da AHKRS.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895