Sapucaia do Sul segue com acessos pela BR 116 bloqueados e mais de 900 pessoas estão fora de casa

Sapucaia do Sul segue com acessos pela BR 116 bloqueados e mais de 900 pessoas estão fora de casa

Deslocamento entre as cidades de Esteio e Sapucaia pela BR 116 é impossível, pois a extensão de água na pista impede qualquer locomoção por terra

Fernanda Bassôa

Prefeitura informou que equipes da GM e BM fazem rondas 24 horas por dia garantindo a segurança dos abrigos

publicidade

O nível do Sinos na cidade de Sapucaia do Sul segue baixando, mas ainda assim a cidade segue completamente com acesso bloqueado pela BR-116. A última aferição feita pelas equipes da Defesa Civil marcava 6,72m, muito acima da cota de inundação que é de 4,5m. Cerca de 240 pessoas seguem abrigadas temporariamente na escola Hugo Gerdau e 360 pessoas no ginásio da Escola Otaviano Silveira. Outras 345 pessoas estão em salões comunitários, igrejas e associações. O total de pessoas acolhidas fora de casa é de 945 pessoas.

A Prefeitura informou ainda que equipes da Guarda Municipal e Brigada Militar fazem ronda 24 horas por dia garantindo a segurança dos abrigos. A população pode contribuir com doações de produtos de higiene, produtos de limpeza, água, alimentos não-perecíveis, copos plásticos e ração para cães e gatos. Os pontos de coleta são no Parque Jayme Caetano Braun, no bairro Cohab, na Escola João Freitas, e na Praça General Freitas, no Centro. Os itens são recebidos das 8h às 22h.

Em Esteio, o bairro Novo Esteio ainda segue submerso e com famílias fora de casa. A Prefeitura estima que 13 mil pessoas tenham sido afetadas pela inundação e 12 mil ainda estejam fora de suas residências. De acordo com a secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Cristiane Franco, os animais resgatados estão na escola Aprender Brincando, no bairro Três Marias, que possui uma grande área verde. “Ainda há 496 pessoas acolhias em 5 abrigos mantidos pela prefeitura, pois dois abrigos foram desmobilizados em razão de desabastecimento de água.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895