Secretaria de Saúde de Uruguaiana integra campanha voltada à saúde mental

Secretaria de Saúde de Uruguaiana integra campanha voltada à saúde mental

Desde a implantação dos CAPS no município ao menos 30 mil pessoas estão cadastradas no serviço

Fred Marcovici

Secretaria de Saúde de Uruguaiana por meio dos Caps estrutura o serviço de saúde mental no município

publicidade

A Secretaria de Saúde (SMS) de Uruguaiana deu início a campanha Janeiro Branco, que visa construir uma cultura de saúde mental que abrace toda a comunidade.

O tema dos trabalhos de 2024 é – Saúde Mental Enquanto Há Tempo!

De acordo com a coordenação do setor de saúde mental do município, no próximo dia 12 de janeiro, acontecerá uma ação na Praça Barão do Rio Branco, centro da cidade, em frente à prefeitura.

Uma equipe da SMS fará uma blitz com entrega de folders informativos sobre a campanha e os serviços oferecidos voltados para a saúde mental.

Também serão disponibilizados testes rápidos, verificação de sinais vitais e vacinação, na carreta da saúde.

O Sistema de Saúde Municipal oferta uma série de serviços dirigidos à saúde mental durante o ano. O Caps II presta atendimento a pessoas em sofrimento psíquico intenso e funciona de segunda a sexta das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, na avenida Presidente Vargas, 2990.

O Ambulatório de Saúde Mental, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e disponibiliza atendimento por assistentes sociais, psiquiátrico, psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes e adultos, além de realizar grupos terapêuticos.

O Caps AD (álcool e drogas), instalado na rua Sete de Setembro, 1486, atende cidadãos que possuam algum tipo de sofrimento e fazem uso abusivo de álcool e drogas, funcionando de segunda a sexta das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

Ambos os Caps atendem a clientela maior de 18 anos de idade, toda e qualquer pessoa que procure o serviço será acolhida e, posteriormente, feitos os encaminhamentos necessários de acordo com cada caso.

Já no Ambulatório de Saúde Mental, pessoas de qualquer idade são atendidas, com sofrimento leve e moderado, havendo a necessidade de indicação médica.

Conforme levantamento elaborado pela SMS – desde a implantação dos Caps – Centros de Atenção Psicossocial no município, pelo menos 30 mil pessoas foram cadastradas em um dos segmentos do serviço.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895