TJRS lança Prêmio Themis de Jornalismo 2024

TJRS lança Prêmio Themis de Jornalismo 2024

Objetivo da premiação é considerar produções jornalísticas que destacam as boas práticas do Poder Judiciário gaúcho

Correio do Povo

publicidade

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) lançou, nesta terça-feira, a quarta edição do Prêmio Themis de Jornalismo. O evento ocorreu na sede do Tribunal de Justiça, no centro de Porto Alegre. Os objetivos da premiação são a reflexão sobre o trabalho de produção jornalística, o destaque às boas práticas do Poder Judiciário gaúcho no que se referem às atividades jurisdicionais e às ações de gestão que visam a qualificar a prestação de serviços à sociedade.

O presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto, destacou que o prêmio serve como um diálogo contínuo com a sociedade, dando visibilidade às práticas do setor judiciário. “O Prêmio Themis de Jornalismo é uma das iniciativas capazes de propiciar a próxima almejada da sociedade com o judiciário”, afirmou.

“Estamos num ano de comemoração dos 150 anos, estamos nos aproximando sempre, com ações. Agora estamos com a Justiça Itinerante, que vai até a comunidade, com a parceria do Ministério Público, da Justiça Eleitoral, hoje que contamos esse encontro de comunicação. Essas conquistas ganham espaço e precisam ser levadas à sociedade pela mídia”, avalia o desembargador.

O Prêmio Themis de Jornalismo, criado em 2021, é uma iniciativa do Conselho de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do RS, com apoio operacional da Direção de Comunicação Social (DICOM) e da Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação (DITIC) do TJRS.

A iniciativa conta com a parceria institucional da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (ARFOC-RS), Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e TV (AGERT) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS ). O portal Coletiva.net apoia a iniciativa.

As inscrições abertas entre os dias 16 e 29 de setembro. Podem concorrer jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo. Este ano, o concurso é dividido em cinco categorias temáticas que refletem áreas de atuação do Poder Judiciário do RS: cotidiano da Justiça; inovação na gestão pública judiciária; imagem; universitário; e uma categoria especial para inscrição de trabalhos sobre ações que se aproximam do Poder Judiciário do Cidadão.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895