Tradicional Encenação da Paixão de Cristo em Porto Alegre será realizada nesta sexta-feira

Tradicional Encenação da Paixão de Cristo em Porto Alegre será realizada nesta sexta-feira

Com programação a partir das 14h30min, edição deste ano lembrará a necessidade de paz no mundo

Correio do Povo

Celebração de Páscoa, neste ano integra as comemorações dos 252 anos da Capital

publicidade

Nesta Sexta-Feira Santa será realizada em Porto Alegre a 65ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz, na zona Leste. A tradicional celebração de Páscoa, que neste ano integra as comemorações dos 252 anos da Capital, traz novidades em sua programação.

Destaque para as cenas dos milagres atribuídos a Cristo. A ressurreição de Lázaro, novidade na edição anterior, será mantida. Alunos do bairro Restinga participarão da encenação dos milagres.

Entre as novidades deste ano está uma cena, na abertura do evento, em alusão à necessidade de paz no mundo. No trajeto em direção ao morro, haverá também encenação especial chamando atenção para a luta pelo fim da violência contra as mulheres.

As atividades começam às 14h30min com celebração no São José do Murialdo. A partir das 15h30, ocorrerá a encenação, seguida pela procissão e o auto de fé, com um grande elenco formado por artistas profissionais. Os atores terão apoio de 60 moradores do bairro, que participarão como soldados romanos.

De acordo com o vereador Aldacir Oliboni, que há 43 anos interpreta a figura de Jesus Cristo, a peça teatral é importante porque resgata um acontecimento histórico. Oliboni afirma que o evento, tradicional no calendário da Capital, serve como um momento de reflexão. Por conta de emendas impositivas aprovadas na Câmara de Vereadores, Oliboni explica que a procissão conta com o reforço de R$ 70 mil, além de outros R$ 20 mil da prefeitura.

“Contaremos milagres de Jesus e outras passagens importantes, como a Santa Ceia, a condenação e o Sermão da Montanha. E queremos fazer deste dia um momento de reflexão, de mensagens positivas, de luta pela paz no mundo”, destaca o intérprete.

Após a peça, o público participa da tradicional procissão, que percorre aproximadamente 1,5 quilômetro até o alto do Morro da Cruz, onde ocorre a encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, finalizada com a crucificação e sua ressurreição. A estrutura montada para apresentar a cena da crucificação e da ressurreição tem cerca de 10 metros de altura. “É uma caminhada morro acima, que vai contar com músicas e apresentações”, completa Oliboni.

A realização é da Coordenação de Descentralização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, em parceria com o São José de Murialdo.

Programação

  • 14h30 - Mensagem da Paixão
  • 15h30 - Bênção da Macela e início da encenação
  • 16h30 - Procissão sobe pela rua Santo Alfredo, com cenas de Maria, mãe de Jesus e Verônica
  • 18h - Crucificação e Ressurreição - final do ato o morro.

Endereço

  • Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895