Vacinação contra Influenza tem procura moderada na Redenção

Vacinação contra Influenza tem procura moderada na Redenção

Imunização em Porto Alegre está abaixo da meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde

Felipe Samuel

Equipes de saúde disponibilizaram mil doses do imunizante contra Influenza

publicidade

A unidade móvel de vacinação contra a gripe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se instalou neste domingo no Parque da Redenção, em Porto Alegre. O domingo de baixa temperatura afastou os porto-alegrenses do posto móvel, que registrou movimento fraco pela manhã. Com pouco mais de 415,8 mil doses aplicadas do imunizante contra a Influenza, Porto Alegre ainda está abaixo da meta de vacinação de 80% da população estabelecida pelo Ministério da Saúde. Poucas pessoas arriscaram tirar o casado em meio ao frio para tomar a vacina.

Foi o caso do autônomo Leônidas Paz da Silva, de 58 anos. Incentivado pela sobrinha Carolina Lisboa Melo, que atua na área da saúde, ele decidiu tomar o imunizante. “É bom para se precaver, porque a gente está aberto a pegar qualquer vírus também”, observa. “Tem vírus para tudo quanto é lado”, afirma. Como passa muito tempo com o sobrinho-neto Benjamin, filho de Carolina, ela impôs a vacinação como condição para o tio seguir cuidando do pequeno de 2 anos e 4 meses. “Ela me deu uma pressão para tomar a vacina”, diverte-se. 

Se boa parte da população ainda resiste a se vacinar, Carolina dá o exemplo para a família. “Já tomei a vacina contra a gripe e a Covid-19”, ressalta, acrescentando que qualquer pessoa vacinada, se contrair a doença, terá sintomas mais leves. “Fico incentivando todo mundo, o próximo vai ser o meu pai. É importante esse tipo de campanha, porque as pessoas não estão se vacinando. E quando ficam gripadas ficam com sintomas ruins e superlotando hospitais e postos de saúde”, relata. 

Integrante da Coordenação de Enfermagem da SMS, Tamara Oliveira explica que a ação faz parte do 1º Arraial da Vacinação e tem por objetivo vacinar todas as pessoas a partir de seis meses de idade. “É importante fazer a vacina para diminuir a procura nas UPAs e nas emergências devido a problemas respiratórios”, alerta. Mil doses do imunizante contra Influenza foram disponibilizadas no local. “A gente faz um apelo para que as pessoas venham se vacinar”, completa.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895