Voluntário entra na água para resgatar dois jovens em bairro de Eldorado do Sul

Voluntário entra na água para resgatar dois jovens em bairro de Eldorado do Sul

Reportagem acompanhou resgate feito por ex-membro da Polícia do Exército no Cidade Verde

Felipe Faleiro

Gavioli, que disse ter acordado às 4h, se arriscou em meio à água na tarde desta quinta-feira

publicidade

Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, está com diversas ruas alagadas e pessoas precisam ser resgatadas a todo momento. Todos os colégios do município e os postos de saúde Parque Eldorado e Picada estão fechados e os bairros mais atingidos são Cidade Verde, Vila da Paz, Chácara, Picada, Parque Eldorado, Bom Retiro, Sans Souci e Assentamento Irga.

Ao todo, 3,8 mil pessoas foram afetadas no município. Boletim do final da manhã desta quinta-feira contabilizava 420 desabrigados nos três locais disponibilizados pela Administração: os ginásios das escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) David Riegel Neto e Octávio Gomes Duarte, além do Hotel Mercosul, no caso da Picada. Outras 500 pessoas estavam desalojadas.

A Defesa Civil Municipal distribui lonas e auxilia ao Corpo de Bombeiros local a quem precisa sair. Enquanto isso, histórias individuais vai ganhando destaque. O eletricista e ex-membro da Polícia do Exército Vinicius Gavioli se voluntariou para resgatar um homem e mais duas crianças, ambas com transtorno do espectro autista, segundo ele, utilizando uma retroescavadeira. O resgate foi no Cidade Verde. À medida em que o grupo passava por outras pessoas caminhando no meio do lodo, levando materiais, avisavam para se dirigir à Prefeitura.

No entanto, chegar até a residência da família não era possível, em razão da altura da água. Assim, ele, mais outros voluntários, foram até um trecho da rua, pararam e Gavioli seguiu a pé, por cerca de 150 metros. Dez minutos depois, ele voltou com um menino nos ombros, e outra menina estava nas costas de outro morador da área. Ex-membro da Polícia do Exército, ele disse que havia iniciado os resgates às 4h, quando o nível estava mais baixo. "Graças a Deus, foi tudo tranquilo, peguei somente um repuxo de leve. Sempre que possível, procuro ajudar, com apoio de amigos e pessoas próximas. Aqui foi tudo bem-sucedido", relatou ao final.

Coordenador da Defesa Civil Municipal no Parque Eldorado, Igor Trinsi disse que era preciso mais atenção das autoridades estaduais e do Exército a Eldorado do Sul. "Ainda não veio ninguém para cá", contou ele. Trinsi acrescentou que há dois dias a água começou a entrar na comunidade, primeiramente em Bom Retiro, e após, em outros locais. "Primeiro, estávamos entrando de caminhão, depois de retroescavadeira. Agora só entra de barco. Ainda está tranquilo aqui, apesar de todas as condições, mas a tendência é subir mais. Estamos com cinco pontos de atenção da Defesa Civil", relatou.

A Defesa Civil Estadual orientou que moradores do município próximos a áreas de risco deixem os locais e busquem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Caí, que reflete no Guaíba. “As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança.” O Guaíba, de acordo com a nota do órgão, “recebeu expressivos volumes em razão das fortes chuvas dos últimos dias no Estado e está ultrapassando extraordinariamente sua cota de inundação.” A orientação vale também para a zona Sul de Porto Alegre e o município de Guaíba.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895