Zona Sul de Porto Alegre tem manhã de resgates e estradas bloqueadas

Zona Sul de Porto Alegre tem manhã de resgates e estradas bloqueadas

Próximo à estrada Retiro da Ponta Grossa, moradores são retiradas de barco por voluntários

Correio do Povo

Pessoas sendo retiradas de barco, na Estrada Retiro da Ponta Grossa Zona Sul de Porto Alegre

publicidade

O cenário de resgate de moradores por barco se repete em Porto Alegre de Norte a Sul. A manhã deste domingo foi de retirada de atingidos em vários pontos da zona Sul da capital. Em um destes pontos, na estrada Retiro da Ponta Grossa, no bairro Ponta Grossa. O resgate é feito por voluntários de barco na região. Em alguns pontos do alagamento, a água está na altura da cintura de um adulto. No local, o Guaíba está quase atingindo as janelas das casas, que já estão dentro da água.

No bairro Cristal, moradores relatavam que a água estava na altura do peito de um adulto nas vilas Hípica e Resvalo, próximas à avenida Icaraí, que estava alagada próximo ao cruzamento com a rua Tamandaré. A luta na região é para salvar o pouco que ainda não estragou. Com a ajuda de barcos, os moradores retiram geladeiras, máquina e lavar roupa.

No bairro Ipanema, locais também usam barcos para ajudar outros moradores. Este é o caso de Jones de Oliveira, de 36 anos, que se voluntariou para entregar água e mantimentos de caiaque para pessoas que estão isoladas em suas casas na avenida Imperial. No mesmo bairro, a avenida Tramandaí também está bloqueada por conta da cheia do Guaíba.

Outro ponto de atenção na zona Sul é na estrada Gedeon Leite, onde o asfalto está cedendo em um ponto onde passa um córrego. A via é um importante acesso do bairro Hípica com as estradas Costa Gama e Oscar Pereira. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), são ao menos 15 pontos com bloqueio total na via na região. Além disso, há registro de acúmulo de água no Túnel Verde e a queda de fios na estrada Retiro da Ponta Grossa.

Relatos também dão conta de que as partes mais baixas do Shopping Praia de Belas e do entorno estão completamente alagadas. Ainda pela manhã, o aumento dos alagamentos no bairro Menino Deus fez com que fossem encerradas as atividades de recolhimento de donativos no Gigantinho. Há também restrições no acesso ao hospital Mãe de Deus.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895