Com segundo melhor resultado do país, Porto Alegre registra deflação pelo IPCA-15

Com segundo melhor resultado do país, Porto Alegre registra deflação pelo IPCA-15

Capital gaúcha apresentou recuo de 0,01% no mês de abril

Correio do Povo

Inflação apresentou recuo em Porto Alegre

publicidade

Ao contrário das outras capitais pesquisadas, Porto Alegre apresentou recuo na inflação, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira. Com -0,01% na variação do IPCA-15, a capital gaúcha só ficou atrás de Fortaleza que teve um recuo de 0,02%.

Com isso, o acumulado do ano ficou em 0,84%, em Porto Alegre, enquanto o aumento foi de 2,85% nos últimos 12 meses. A variação média geral foi de 0,21% nas capitais pesquisadas.

No mês de abril a maior alta ficou com Recife, onde a houve variação de inflação em 0,57%, seguida de Belém, com 0,33% e Salvador, 0,31%. No acumulado do ano, Belo Horizonte lidera com um aumento de 2,48% no IPCA 15.

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 15 de março a 15 de abril de 2024 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 16 de fevereiro a 14 de março de 2024 (base). O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895