Produtores desenvolvem blends com erva-mate

Produtores desenvolvem blends com erva-mate

Pesquisa permitiu criar chás diferenciados no interior do RS

Correio+Conteúdo

Casal decidiu empreender a partir de cultura que está na família há gerações

publicidade

Aprofundando o conhecimento sobre a composição fitoquímica da erva-mate, Ariana Maia e Clovis Roberto Roman passaram a oferecer produtos como chás e já estão estudando a criação de um destilado a partir da folha tradicional do RS. O projeto da Inovamate começou em 2016, em um processo de incubação no Parque Tecnológico da Universidade de Passo Fundo.

O objetivo era pesquisar o que poderia se fazer com a planta, além do chimarrão. A família de Roman produz a erva-mate em Ilópolis, no Vale do Taquari, há várias gerações. Com o melhoramento dos sistemas de produção, o casal adaptou o processo e passou a ofertar também blends, misturando na composição frutas e especiarias com matérias primas típicas da região. Para compor cada blend, além da pesquisa realizada junto à UPF, com os cursos de Engenharia de Alimentos, Farmácia e Engenharia Química, houve também um olhar sobre a geografia, a história e a cultura de cada região.

Para a composição, foi realizada uma revisão bibliográfica de mais de 94 artigos. A agregação de valor se traduziu em resultados expressivos: uma embalagem de um dos chás de 100g, que pode ser obtida no site da empresa, permite um retorno financeiro de até três vezes mais que um chá-mate tradicional a granel.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895