Profissionais buscam alternativas para recolocação no mercado de trabalho

Profissionais buscam alternativas para recolocação no mercado de trabalho

Mais tempo dentro de casa resultou na procura por cursos, palestras e certificações

Correio do Povo

publicidade


Em 2020, a taxa de desemprego no estado do Rio Grande do Sul fechou em 10,3% no terceiro trimestre, de acordo com os dados do Boletim do Trabalho. Desenvolvido pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o índice se refere a 574 mil pessoas que atualmente estão sem exercer atividade remunerada. A falta de especialização e formação é reflexo destes números, o que resulta na busca de alternativas para driblar este problema, como estão fazendo a consultora de RH Julia Zuchetto e o músico Victor Fonseca.

Com os novos protocolos de distanciamento social e mais tempo em casa, as pessoas investem em opções para aprimorar o currículo, como cursos à distância, palestras com certificação e o aprendizado de novos idiomas. As escolas também se adaptaram, oferecendo conteúdo digital e novas metodologias para garantir o ensino dos alunos. Foi o caso da franquia gaúcha da 4You2 Idiomas, localizada em Porto Alegre, que tem aulas 100% online, todas mediadas por professores estrangeiros e alunos de várias partes do país. A ideia da instituição é promover troca cultural numa espécie de “intercâmbio online”.

“Nossas aulas são focadas em conversação e os temas são diversos. Falamos da pandemia, de cultura, esportes e outros assuntos do dia a dia, a fim de facilitar a compreensão da língua estrangeira, adquirir vocabulário e manter alunos e professores atualizados”, comenta o empreendedor social Francisco Fortes, responsável por trazer a rede para o Sul do país. 
Segundo Julia Zuchetto, consultora de RH e aluna da franquia, o inglês é uma ferramenta indispensável para quem busca se destacar profissionalmente. “Ao decidir retornar para o inglês, procurei por um ensino que não fosse tradicional e tivesse um método dinâmico. O idioma é importante pra mim, porque preciso utilizar no meu trabalho e vai auxiliar na evolução da minha carreira”, comenta.

O idioma da arte

Os países que falam inglês são também aqueles que exportam mais conteúdo artístico no mundo. Os Estados Unidos, por exemplo, tiveram salto de 13% nas vendas de música gravada em 2020, com mais de US$ 11 bilhões em relação ao ano anterior. Com grande parte da cultura de massa no mundo sendo produzida e consumida em inglês, os artistas daqui sentem a necessidade de usar o idioma como ferramenta de trabalho.

O músico Victor Fonseca também é aluno da 4You2 e acredita que a língua pode ajudar no meio artístico. “É um idioma que abre muitas portas pra mim e pra quem é da arte. O curso tem sido muito importante para eu ter uma prática do inglês e encaixá-lo na minha rotina”, ressalta. 
A 4You2 Idiomas na capital gaúcha está localizada na Av. Assis Brasil, nº 3759. A franquia é a primeira do país e está ofertando duas bolsas, uma integral e outra parcial, até o dia 31/03. Para mais informações, o contato é (51) 99495-1053.

 


Especialistas avaliam a importância da reorganização financeira e da busca por direitos após as enchentes do RS

Estudo preliminar da Fecomércio-RS indica perda de ativos e redução de demanda nas empresas gaúchas

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895