Senac EAD avança com qualidade

Senac EAD avança com qualidade

Autonomia, interação, acompanhamento e recursos pedagógicos são diferenciais oferecidos

Maria José Vasconcelos

Senac EAD: mais de 75 anos de ensino e formação conectada com o mercado

publicidade

O crescimento da modalidade EAD no Brasil é evidente. A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) revela que, nos últimos anos, o número de alunos em cursos a distância quintuplicou. Desde 2020, o aumento no setor foi de 428%. No entanto, ainda existem dúvidas de estudantes, e constante trabalho das instituições de ensino, na promoção de ajustes, atualização e para enfrentar desafios.

O coordenador dos cursos EAD do Senac Uruguaiana, Luis Gabriel Campodonico Lopez, entende que a autonomia proporcionada pelo ensino a distância pode gerar desconfianças, como de ser uma caminhada solitária, desprovida de contato social com colegas e com professores. Porém argumenta que os cursos nessa modalidade oferecem ambientes específicos, onde os estudantes podem conversar e colaborar entre si; além de contarem com a coordenação de polo, que oferece todo o acolhimento e auxílio presencial na respectiva unidade que atende o aluno.

No caso dos cursos EAD do Senac, na Capital e no Estado, Luis assinala que além dos meios de suporte disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), também é oferecido apoio presencial, por telefone ou até mesmo on-line, quanto ao acesso às funcionalidades do ambiente do estudante e de aprendizagem. “No início dos ciclos, realizamos dois momentos de acolhimento inicial, chamados de ‘Tour EAD’, onde desmembramos todos os recursos disponibilizados aos estudantes por meio do portal. Feito isso, eu, como coordenador de polo EAD, realizo o acompanhamento individual, contatando e verificando o andamento do aluno, para evitar eventuais evasões ou reprovações”, revela.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), segundo o coordenador, existem três meios de interação. O primeiro, é o “Fale com o tutor”, que permite ao estudante enviar uma mensagem direta ao tutor. O segundo, o “Fórum”, é espaço onde os estudantes podem enviar questionamentos abertos aos colegas e ao tutor. E o terceiro, o “Momento on-line”, é chamada de vídeo que ocorre em dia e hora marcados em cronograma, quando todos os alunos acessam e assistem uma aula ao vivo, específica sobre as atividades da unidade curricular e que é gravada, sendo, após o término, enviada para a turma, via AVA. “Presencialmente, mantemos contato com os alunos por nosso WhatsApp do EAD e e-mail institucional, ambos disponíveis no site". Ele destaca a importância dessa interação, tanto para acolhimento quanto integração e envolvimento com o trabalho desenvolvido. “Nossa metodologia oferece aos estudantes a oportunidade de realizar um curso de qualidade e com reconhecimento nacional, sem perder o vínculo humano, característico das unidades do Senac”.

Atuação

O Senac EAD está no mercado de ensino há mais de 75 anos, garantindo ensino de qualidade, com formação atualizada e ligada ao mercado. Adequados às exigências do mundo profissional, seus cursos técnicos estão focados em proporcionar rápida inserção no trabalho, além de garantir flexibilidade, para que os alunos estudem de onde e quando quiserem. E para alguns cursos, não há obrigatoriedade de ir até o polo, exceto os técnicos em Guia de Turismo e Óptica (com visitas técnicas obrigatórias).

Inscrições para cursos técnicos

O Senac está com inscrições abertas para o 3° ciclo dos cursos técnicos EAD do ano. As matrículas podem ser feitas pelo www.ead. senac.br/cursos-tecnicos, entre os dias 29/4 e 17/6. E o site ainda informa sobre conteúdo programático, metodologia de ensino e descontos oferecidos pela instituição. Os respectivos materiais didáticos são compostos por podcasts, vídeos, animações, simuladores, games, objetos de aprendizagem, e-books e recursos tecnológicos. E a duração das capacitações varia de 10 a 22 meses, conforme o curso escolhido. Detalhes: fones 0800-6421606 (capitais e regiões metropolitanas) ou 4020-1606 (demais localidades).

No total, são 13 formações nas áreas de Comércio, Design, Gestão, Meio Ambiente, Segurança, Tecnologia da Informação, Saúde, Turismo; e especialização pós-técnica em Segurança do Trabalho em Meio Ambiente. No RS, a instituição possui 37 polos distribuídos pelo Estado. É reconhecida instituição de Ensino Técnico lembrada pelos brasileiros, representa importante opção de ensino a distância e já formou mais de 70 mil alunos em cursos técnicos EAD no país.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895