Escolas e universidades estão sem aula

Escolas e universidades estão sem aula

Em razão das chuvas, universidades, institutos federais e escolas da rede estadual e municipal de Porto Alegre cancelaram aulas

Correio do Povo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) é uma das instituições de ensino que suspendeu o expediente desta sexta (3/5)

publicidade

Toda a rede pública de ensino estadual está com aulas suspensas até amanhã (3/5), conforme anúncio do governador Eduardo Leite no dia 1°/5. A atualização apresentada na manhã de hoje pelo governo do Estado indicava 102 escolas danificadas em 54 municípios gaúchos, em razão das fortes chuvas que seguem.

A rede municipal de Porto Alegre também cancelou as aulas de hoje e amanhã. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), os estudantes que faltaram às aulas de quinta-feira (2/5) poderão justificar a ausência em razão das chuvas, para não afetar a frequência escolar, cobrada por programas sociais como o Bolsa Família.

Para as escolas da rede privada, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe/RS) orienta que as instituições de ensino avaliem as condições locais para decidir sobre o funcionamento das aulas. E às escolas que mantiverem atividades, a entidade recomenda que não realizem avaliações ou ministrem novos conteúdos.

Nas universidades, até o começo da noite de hoje, a maioria das instituições de Ensino Superior do RS já haviam anunciado a suspensão das aulas de sexta-feira. São elas: Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), na capital; Universidade Federal de Rio Grande (Furg), no campus de Santo Antônio da Patrulha; Universidade Federal do RS (Ufrgs), nos campi da capital e litoral norte; Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na sede em Bagé e demais campi; Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Canoas e todos os campi; e Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), em Porto Alegre e Canoas.

Foram suspensas as aulas até a noite de sábado em: Faculdades Integradas de Taquara (Faccat); Universidade de Caxias do Sul (UCS); Universidade Estadual do RS (Uergs), capital e campi; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no campus em Erechim e Chapecó; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), na capital; Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijuí); Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado; Universidade de Passo Fundo (UPF); Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), nos campi de Santo Ângelo, Cerro Largo, São Luiz Gonzaga e Santiago; e na Universidade Feevale, Novo Hamburgo. Os campi de Cachoeira do Sul e Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) suspendeu as atividades até a próxima sexta-feira (10/5).

Os institutos federais sem aulas amanhã são: do RS (IFRS), em Caxias, Veranópolis, Sertão, Rolante, Osório, Feliz, Ibirubá, Farroupilha, Bento Gonçalves; o de Farroupilha (IFFar), em Farroupilha, Santo Augusto, Panambi, Jaguari e Centro de Referência Santiago. E fica mantida a suspensão até sábado (4/5) no IFFar em Santo Ângelo, sendo que o campus de São Vicente do Sul seguirá sem aulas até 7/5; e no IFRS, em Alvorada e Porto Alegre.

Aulas mantidas

  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nos campi de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), nos seus campi em Cerro Largo, Passo Fundo, Laranjeiras do Sul e Realeza
  • Universidade Federal do Rio Grande (Furg), nos campi Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar
  • Instituto Federal do RS (IFRS), no campus de Vacaria
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, deixou a suspensão das aulas a cargo de cada docente.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895