Obras nas escolas: conclusão e problemas que persistem

Obras nas escolas: conclusão e problemas que persistem

Segundo balanço de outubro de 2023, o Programa Lição de Casa concluiu 110 das 279 demandas iniciais; 80 estão em andamento

Correio do Povo

Reforma da cobertura e construção de muro de contenção na Escola Paulo Freire, em Santa Maria, iniciou em 22/4

publicidade

Nesta última semana, o Programa Lição de Casa, coordenado pelas secretarias estaduais de Obras Públicas e da Educação, concluiu reformas em três escolas: as de Ensino Médio Professora Terezinha Medeiros Schneider (São Luiz Gonzaga) e Irmão José Otão (Caxias do Sul); e a de Ensino Fundamental Professora Érica Marques (Terra de Areia). Mais obras vão iniciar em outras três escolas estaduais: as de Ensino Fundamental Paulo Freire (Santa Maria) e Nossa Senhora dos Navegantes (Pelotas); e a de Ensino Básico Margarida Pardelhas (Cruz Alta).

Há, no entanto, problemas que persistem. A Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis, em Caxias do Sul, ainda não teve suas demandas resolvidas. Entre os problemas, a direção aponta fragilidade da fiação elétrica, falta de acessibilidade e grandes rachaduras na estrutura do prédio. Também está sem refeitório, cozinha e biblioteca, já que esses espaços foram interditados pelo governo estadual em razão da estrutura inadequada. E, na área externa do prédio, falta parte da cerca e do muro, levados por fortes chuvas na região em 2023.

As dificuldades são expostas também pelo Cpers. O sindicato dos educadores estaduais, em pesquisa realizada em março de 2024 com 306 escolas estaduais (13% do total da rede), mostra que a maioria delas (58,8%) tem problemas estruturais. A plataforma Monitoramento das Obras Escolares, gerenciada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, permite consulta rápida sobre a situação das obras de escolas da rede pública estadual.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895