Erupção de vulcão na Indonésia provoca fuga de centenas de moradores

Erupção de vulcão na Indonésia provoca fuga de centenas de moradores

Monte Ruang está localizado na província de Sulawesi

AFP

Vulcão entrou em erupção em uma região remota da Indonésia

publicidade

Um vulcão entrou em erupção em uma região remota da Indonésia, o que obrigou centenas de pessoas a abandonar a área nesta quarta-feira. A montanha expeliu lava e uma gigantesca nuvem de fumaça.

O monte Ruang, um vulcão localizado na província de Sulawesi, entrou em erupção às 21h45min (10h45min de Brasília) de terça-feira e a atividade prosseguia nesta quarta-feira, informaram as agências de vulcanologia e geologia. As autoridades não anunciaram vítimas após a erupção, mas 800 pessoas foram obrigadas a abandonar dois vilarejos na ilha próxima de Tagulandang, informou a agência estatal Antara.

O Monte Ruang, um vulcão localizado na província de Sulawesi, na Indonésia, entrou em erupção. A montanha expeliu lava e uma gigantesca nuvem de fumaça e assustou moradores da localidade.

Imagens: INDONESIAN CENTER FOR VOLCANOLOGY AND GEOLOGICAL HAZARD MITIGATION / AFP pic.twitter.com/qVUITwxOJ0

— Correio do Povo (@correio_dopovo) April 17, 2024

A primeira erupção gerou uma coluna de cinzas de dois quilômetros e depois o vulcão expeliu materiais que alcançaram uma altura de 2,5 quilômetros, informou Muhamad Wafid, diretor da agência de geologia, em um comunicado.

A agência de vulcanologia havia alertado na segunda-feira que a atividade do monte Ruang aumentou após dois terremotos registrados nas últimas semanas.

A Indonésia registra atividades sísmicas e vulcânicas frequentes por sua localização no “Anel de Fogo do Pacífico”.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895