Militares israelenses dizem ter assumido controle do lado de Gaza da passagem de Rafah

Militares israelenses dizem ter assumido controle do lado de Gaza da passagem de Rafah

A localidade, única passagem entre Gaza e o Egito, é considerada importante para a entrada de ajuda humanitária

Correio do Povo

Tropas israelenses avançaram para Rafah nesta terça-feira

publicidade

Conforme um oficial militar de Israel, os militares israelenses assumiram o controle do lado de Gaza da passagem de Rafah nesta terça-feira. A instalação é a única passagem entre Gaza e o Egito e um ponto de entrada crucial para a ajuda humanitária.

Veja Também

“Temos o controle operacional da área e da travessia”, confirmou. Ele acrescentou que as operações militares na travessia continuam, mas recusou-se a dizer por quanto tempo as tropas israelenses controlariam a travessia.

Uma autoridade palestina disse que as forças estavam operando desde a noite passada em uma área específica do leste de Rafah, de onde a maioria das pessoas e algumas organizações internacionais foram evacuadas. Numa conferência de imprensa matinal, também disse que a passagem de Kerem Shalom foi fechada nesta terça-feira por razões de segurança e reabrirá assim que a situação de segurança permitir.

"Ameaça direta”

O grupo terrorista Hamas disse que a entrada de Israel em Rafah foi uma “catástrofe humanitária”, representando “uma ameaça direta para mais de 1,5 milhão de palestinos desalojados.”

Em uma declaração separada, o Ministério do Interior e da Segurança Nacional de Gaza advertiu que “o fechamento da passagem de Rafah no contexto das condições catastróficas na Faixa de Gaza agrava a crise humanitária e isola completamente a região do mundo exterior. Isso representa uma política de punição coletiva contra mais de 2 milhões de pessoas.”


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895