Polícia britânica alerta professores sobre casos de extorsão sexual com fotos íntimas de adolescentes

Polícia britânica alerta professores sobre casos de extorsão sexual com fotos íntimas de adolescentes

Chantagem pode ser exercida por organizações criminosas sediadas no exterior

AFP

publicidade

A agência britânica de luta contra a criminalidade alertou, nesta segunda-feira (29), milhares de profissionais da educação sobre o aumento dos casos de extorsão sexual de adolescentes, vítimas de chantagem para que suas fotos íntimas não sejam divulgadas na Internet.

"A extorsão sexual consiste em forçar as pessoas a dar dinheiro(...) após um criminoso ameaçá-las de publicar fotos delas nuas ou seminuas", indicou a Agência Nacional do Crime (National Crime Agency, NCA) em um comunicado. Pode ser "uma foto verdadeira tirada pela vítima ou uma falsa imagem criada pelo agressor", informou a agência.

Grande parte dos casos são relacionados a meninos entre 14 e 18 anos, segundo a agência. Em 2023, entre as vítimas que entraram em contato com a associação Internet Watch Foundation no Reino Unido 91% eram meninos.

A chantagem pode ser exercida por organizações criminosas sediadas no exterior, principalmente em países do oeste africano, mas também do sudeste asiático, indicou a NCA.

O número de casos de extorsão sexual registrados no mundo pela agência americana de proteção da infância, a NCMEC (National Center for Missing and Exploited Children) mais do que dobrou, segundo a NCA, passando de 10.731 casos em 2022 a 26.718 em 2023.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895