Grupo criminoso com atuação no Porto de Rio Grande é alvo da PF em três estados e na Alemanha

Grupo criminoso com atuação no Porto de Rio Grande é alvo da PF em três estados e na Alemanha

Facção utilizava mergulhadores para esconder drogas em casco de embarcações

Marcel Horowitz

PF mira facção responsável por esquema de tráfico internacional de drogas no Porto de Rio Grande

publicidade

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Escafandria. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas que atua no Porto de Rio Grande, no Sul do estado. Receita Federal, Marinha e Brigada Militar e forças policiais da Europa apoiam as diligências. Até o momento,10 pessoas foram presas, sendo nove no Brasil e uma na Alemanha.

O nome da ação faz referência aos escafandristas, profissionais responsáveis por explorações subaquáticas. Isso porque, para enviar cocaína a outros países, a facção utilizava mergulhadores. Eles escondiam a droga em um compartimento chamado ‘caixa de mar’. O espaço fica na parte externa do casco das embarcações, servindo para resfriar o motor, abastecer o sistema de combate a incêndio e descarregar água.

A ofensiva cumpre 12 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Na Alemanha, as diligências têm cooperação policial internacional, através da Europol e da polícia alemã.

O começo da investigação foi em 2022, após o recebimento de informações sobre uma facção que atua em Rio Grande, mas que também tem ramificações em Santa Catarina e no Paraná. O grupo seria responsável por uma carga de 198 quilos de cocaína, apreendida em agosto do ano passado pela Guardia Civil da Espanha, no Porto de Las Palmas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895