Operação prende três suspeitos de chacina em Cidreira

Operação prende três suspeitos de chacina em Cidreira

Ação ocorre em Balneário Pinhal, Quintão, Viamão, Gravataí e Porto Alegre

Marcel Horowitz

BM e PC deflagraram ação contra suspeitos de chacina em Cidreira

publicidade

Cerca de 160 policiais civis e militares participam da Operação Poseidon, deflagrada nesta terça-feira contra o grupo criminoso responsável pela chacina que vitimou cinco pessoas em Cidreira, no dia 10 de abril. A ofensiva também ocorre em Balneário Pinhal, Quintão, Viamão, Gravataí e Porto Alegre.

São cumpridos 20 mandados judiciais, sendo 16 buscas e quatro prisões preventivas. Houve a prisão de três suspeitos, além da apreensão de celulares, até o momento. Um dos presos é apontado como atirador, o outro teria atuado como motorista e o terceiro, é investigado por prestar apoio ao grupo.

Segundo o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Luiz César Lima dos Santos, pelo menos cinco pessoas participaram do atentado, mas o quinto suspeito ainda não foi identificado. Ainda de acordo com ele, antes do ataque, os suspeitos se hospedaram em uma pousada em Balneário Pinhal.

A suspeita da BM é que membros de uma facção que atua nas zonas Norte e Sul de Porto Alegre tenham se unido com integrantes de outra, que tem base no Vale do Sinos. O objetivo da aliança seria tomar pontos de tráfico no bairro Parque dos Pinos, onde há presença de uma terceira organização criminosa, essa com origem na vila Bom Jesus, na zona Leste da Capital.

O esforço em conjunto com a BM na resolução do caso foi exaltado pelo Chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré. “Com certeza vamos ter cada vez menos crimes como esse, já que a resposta da Polícia Civil e da Segurança Pública foi rápida e eficiente”, disse.

Dinâmica do crime

O titular da 6ª DP de Homicídios, delegado Thiago Carrijo, explicou a dinâmica dos fatos. Ele conta que, antes da chacina, três suspeitos alugaram um Ford Ka branco em Porto Alegre.

O trio seguiu para Cidreira, onde teria se encontrado com mais dois homens. O grupo então se hospedou na pousada, em Pinhal, e depois partiu para os locais do crime.

Foram atacadas duas reciclagens na Rua 22, no bairro Parque dos Pinos. O primeiro ataque vitimou um jovem de 19 anos e mais dois homens, de 61 e 68 anos. O grupo incendiou um imóvel e depois roubou um Fiat Uno.

Os criminosos se dirigiram para outro terreno, onde um homem de 44 anos e outro, de 66, foram mortos a tiros. Outras duas pessoas ficaram feridas.

O bando teria retornado ao município vizinho, dormido na pousada e fugido no dia seguinte, no veículo alugado. O automóvel veículo que foi roubado no primeiro ataque foi localizado na praia de Magistério, em Balneário Pinhal. Houve tentativa de incendiar o carro, o que acabou não ocorrendo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895