Eleições 2024: faltam menos de duas semanas para a regularização do título eleitoral

Eleições 2024: faltam menos de duas semanas para a regularização do título eleitoral

É preciso requerer o documento diretamente no cartório eleitoral, inclusive para realizar a coleta biométrica

Correio do Povo

Eleitor tem até o dia 8 de maio para regularizar situação na Justiça

publicidade

O prazo para tirar o título de eleitor e estar apto para votar nas eleições municipais 2024 vai até o dia 8 de maio. Ou seja, menos de duas semanas. Para isso, é preciso requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para realizar a coleta biométrica. A data também é a limite para regularizar a situação eleitoral, pedir a transferência de domicílio ou atualizar dados cadastrais junto à Justiça Eleitoral.

Após o dia 8 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado. Assim, será possível ser realizada a organização da logística de votação do pleito. Vale ressaltar que as filas dos cartórios costumam crescer na reta final da regularização.

Onde regularizo o meu título?

Para quem mora em Porto Alegre, a Central de Atendimento ao Eleitor funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, localizada na rua Siqueira Campos, 805, região central da cidade.

Aos que residem no interior do Estado, a procura deve ser pelos cartórios eleitorais que atendam as suas cidades. Os endereços podem ser encontrados no site do TRE-RS.

As informações também podem ser obtidas pelo telefone 148, disponível para todo o RS no horário das 10h às 17h.

Alistamento e voto

O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e maiores de 70 anos. E são obrigatórios a partir dos 18 anos.

Desde 2021, jovens de 15 anos podem tirar o título de eleitor facultativamente. Esse jovem só poderá votar, no entanto, se completar 16 anos até o dia da votação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895