Frente Parlamentar vai analisar repasses à Uergs pelo governo Sartori

Frente Parlamentar vai analisar repasses à Uergs pelo governo Sartori

Secretário de Ciência e Tecnologia, negou possibilidade de fechamento da instituição

Rádio Guaíba

Frente Parlamentar vai analisar repasses à Uergs pelo governo Sartori

publicidade

Alunos, professores e servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul lotaram o plenarinho da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira, durante uma audiência pública da Comissão de Educação. A reunião culminou com a aprovação de uma Frente Parlamentar a ser formado em até 30 dias, com a presença de deputados e da comunidade acadêmica a fim de monitorar a regularidade de repasses à instituição. O deputado federal João Derly (PCdoB), que participou da reunião, sugeriu que a Frente possa, inclusive, ser mista, com representantes da bancada federal gaúcha. Visitas periódicas devem ser feitas aos campi da universidade. A expectativa, ainda, é de que a Frente se reúna a cada 40 dias.

A deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB), que propôs o encontro, disse ter sido informada de que as caravanas da transparência, promovidas pelo governo gaúcho, sinalizaram a intenção de fechamento ou de privatização de instituições públicas ou de cortes em investimento. Ela disse esperar que não sejam verídicas as informações indicando um corte entre R$ 11 e 12 milhões no orçamento da universidade em 2015.

A reitora da universidade, Ariza Araújo da Luz, comunicou a decisão do governador José Ivo Sartori de sancionar a contratação de 15 novos servidores para a instituição – “mesmo em meio à crise financeira”. Já o secretário Fábio Branco, da pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia disse que não trabalha com boatos quanto ao corte de gastos ou do fechamento da entidade. Ele reconheceu a necessidade de ajustes financeiros, mas garantiu que ocorrerão de forma “coerente e organizada”.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895