Governo federal cogita mudar lei para permitir mais saques ao FGTS em calamidades

Governo federal cogita mudar lei para permitir mais saques ao FGTS em calamidades

Simone Tebet, disse nesta segunda-feira, 6, que o governo poderá propor uma mudança na lei, por 12 meses, para liberar mais saques ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

Estadão Conteúdo

"Nada impede que a gente mude a lei dos 12 meses, que só pode sacar uma vez a cada 12 meses, isso pode ser alterado com facilidade em caso específico para calamidade pública. A gente pode mudar a lei", disse a ministra

publicidade

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse nesta segunda-feira, 6, que o governo poderá propor uma mudança na lei para liberar mais saques ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em caso de calamidade.

Ela deu a declaração a jornalistas no Palácio do Planalto depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar um projeto de decreto legislativo que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul para acelerar a liberação de recursos federais para o Estado.

"Nada impede que a gente mude a lei dos 12 meses, que só pode sacar uma vez a cada 12 meses, isso pode ser alterado com facilidade em caso específico para calamidade pública. A gente pode mudar a lei", disse a ministra.

Há poucos meses, o Rio Grande do Sul passou por uma outra série de enchentes e parte dos habitantes atingidos sacou o FGTS na época. Como mostrou o Broadcast Político, isso faz com que a cúpula do governo veja os saques ao fundo com poder limitado de aliviar a situação da população local.

"Momentos excepcionais exigem medidas excepcionalizadas, desde que a gente cumpra a Lei de Responsabilidade Fiscal", disse Tebet. Ela deu as declarações ao lado do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Jorge Messias (AGU).

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895