Saída de secretário que tirou férias em Porto Alegre é confirmada

Saída de secretário que tirou férias em Porto Alegre é confirmada

Durante catástrofe na Capital, exoneração de Léo Voigt, do Desenvolvimento Social, resultou em crise na prefeitura

Flávia Simões

Saída de Voigt foi confirmada pela prefeitura na terça-feira

publicidade

Em meio ao uma enchente histórica em Porto Alegre, a demissão do secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, foi confirmada. Na terça-feira, o secretário entrou em férias "impostergável", segundo ele, e deixou o Estado em direção ao Exterior. Pasta está sob tutela do adjunto, Jorge Brasil.

A tarde, uma nota da prefeitura informando a exoneração de Voigt foi divulgada, mas a saída efetiva ainda não estava confirmada. Na segunda, ele havia enviado aos colegas uma nota, que posteriormente foi vazada, justificando sua saída. No informe, explicava que a viagem era "impostergável" e pedia compreensão dos colegas. O comunicado gerou uma crise dentro da prefeitura e, já no início da noite, eventual retorno do secretário para o comando da pasta se tornou inviável.

Em manifestação, o agora ex-secretário afirmou ser necessário "reconhecer as próprias limitações", alegando ausências familiares em função da alta demanda da pasta. Segundo ele, sua ausência "não mais alterará o plano de atendimento às vítimas".

A saída durante um dos piores momentos enfrentados pela Capital repercutiu negativamente nas redes sociais, inclusive na base governista. Em nota, Voigt disse "compreender as implicações da decisão".

Confira a íntegra da nota divulgada pelo secretário:

“Há um momento em que é necessário reconhecer as próprias limitações.

Os episódios recentes atingindo Porto Alegre, com minha dedicação integral no atendimento ao público da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e FASC, as ausências familiares há 3 anos, legitimamente cobradas, e um esgotamento inevitável diante de todos os compromissos desta Pasta, me levaram a entrar com “solicitação de exoneração a pedido para tratamento de interesse pessoal”.

Minha ausência não mais alterará o plano de atendimento às vítimas, que está sendo devidamente executado por todas equipes do Governo Municipal. O sistema está organizado, em plena operação. A área assistencial está fortalecida e integrada por profissionais competentes.

Com compreensão e ciente das implicações desta decisão, Léo Voigt"


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895