Urnas eletrônicas danificadas pelas enchentes serão substituídas pelo TSE

Urnas eletrônicas danificadas pelas enchentes serão substituídas pelo TSE

Ministro presdiente do TSE, Alexandre de Moraes também garantiu que a folha de pagamento dos servidores do TRE será processada em Brasília

Guilherme Sperafico

Urnas que foram danificadas nas enchentes serão substituídas

publicidade

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, anunciou nesta quinta-feira, em Brasília, a substituição de todas as urnas eletrônicas danificadas pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

A Justiça Eleitoral assegura que possui uma reserva técnica em número suficiente para repor todos os equipamentos eventualmente danificados a tempo das eleições municipais deste ano, marcadas para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. Conforme o comunicado, inda não se sabe quantas urnas foram afetadas. “Reiteramos nossa solidariedade a todo o povo do Rio Grande do Sul”, disse Moraes, durante a sessão plenária desta quinta-feira.

O ministro acrescentou que está em contato permanente com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, e que o TSE se colocou à disposição para ajudar em várias frentes.

A sede do TRE-RS, em Porto Alegre, teve os trabalhos paralisados em razão da inundação da capital gaúcha pelo Guaíba. Por causa desta paralisação, o TSE informou que irá processar em Brasília a folha de pagamentos dos servidores gaúchos da Justiça Eleitoral, de modo a evitar atrasos de salário.

Nesta semana, o TSE também suspendeu a contagem de prazos em processos oriundos do Rio Grande do Sul. O plenário da Corte eleitoral ainda aprovou uma prorrogação extraordinária - de 8 de maio para 23 de maio- do prazo para emissão, regularização ou transferência do título de eleitor nos cartórios eleitorais gaúchos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895