Colheita da soja é aberta no Rio Grande do Sul

Colheita da soja é aberta no Rio Grande do Sul

Produtores preveem aumento de cem por cento no volume obtido em relação ao ano passado

Correio do Povo

Colheita da soja no Estado deve atingir 22,2 milhões de toneladas

publicidade

A colheita da safra 2023/2024 de soja foi oficialmente aberta no Rio Grande do Sul. A solenidade foi realizada no início desta semana, em Tupanciretã, e confirma a expectativa de boa produção após três ciclos cultivados sob estiagem. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja no Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS), Irineu Orth, a safra de 2024 deverá ser 100% maior que a do ano passado. “O ano de 2023 foi o pior ano da história que se tem notícia. Colhemos 11 milhões de toneladas de soja”, diz Orth.

Segundo levantamento da Aprosoja-RS, a colheita avança de forma variada no Estado. Enquanto em municípios da Metade Norte a operação já foi encerrada em 20% das áreas, na região Central está em torno de 5% e, no Extremo Sul do RS, em 3%. Da mesma forma ocorre com a produtividade. O rendimento das lavouras do Alto Jacuí alcança 72 sacos por hectare, mas vai a 50 sacos por hectare no Centro Leste e na Fronteira, chegando a 35 sacos por hectare nas lavouras do Sul e do Centro Oeste do Estado.

A produtividade média gaúcha, até agora, situa-se em 52 sacos de soja por hectare. Entretanto, Orth a projeta em 60 sacos por hectare “Em regiões como Fronteira-Oeste e Missões, os números devem ser mais baixos”, ressalva. A safra do grão é estimada em 22,2 milhões de toneladas pela Emater/RS-Ascar.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895