Atmosfera de gratidão e reconhecimento nos 80 anos do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre

Atmosfera de gratidão e reconhecimento nos 80 anos do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre

O evento que marcou as oito décadas de existência do HPS ocorreu no terreno que vai abrigar o prédio de anexo

Paula Maia

80 Anos do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre

publicidade

O evento comemorativo dos 80 anos do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre foi marcado por uma atmosfera de gratidão e reconhecimento. Sob o slogan "O HPS cuida da gente e a gente cuida do HPS", autoridades de diferentes áreas se reuniram para celebrar não apenas o aniversário da instituição, mas também seu papel vital na vida dos gaúchos.

O encontro ocorreu no terreno de 11 mil metros quadrados de área, na avenida José Bonifácio próximo da Osvaldo, Aranha, que vai abrigar o prédio de anexo de oito andares, com até 110 novos leitos.

A secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, afirmou que o momento era emocionante e destacou a dedicação e a competência dos profissionais que atuam incansavelmente no HPS. "O HPS representa o que é de mais rico na vida de cada um de nós. É ter uma equipe competente trabalhando 24 horas por dia , 7 dias por semana", disse.

Ressaltando o carinho e a confiança que a população deposita na instituição, que atende diariamente entre 300 a 500 pessoas por dia, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter reiterou o compromisso com a população.

“Não temos qualquer limite para salvar vidas. Jamais vamos deixar as portas fechadas. O custo benefício é altíssimo em favor da população de Porto Alegre", afirmou.

A diretora-geral Tatiana Breyer afirmou que estar à frente do HP mudou a sua vida e expressou sua gratidão aos mil servidores que contribuem para os atendimentos de emergência. Ela que é a 26º diretora do centro de saúde levou ao palco três pacientes atendidos no HPS, com diferentes traumas – esfaqueamento, queimadura e queda de motocicleta – para representar a diversidade de casos atendidos.
A primeira enfermeira a comandar o HPS também lembrou que o Hospital é destaque na captação de doadores de órgãos, o que inclui as córneas. Ela agradeceu a nomeação de 36 servidores, além das parcerias e campanhas de arrecadação de fundos, como o Troco Amigo da rede Zaffari, que permitem a captação de recursos.

Tatiana também destacou o investimento de R$ 4,2 milhões para reforma da fachada do Hospital oriundos do Fundo Municipal para Restauração, Reforma e Manutenção do Patrimônio Imobiliário de Porto Alegre (Funpat), conhecido como Fun-Patrimônio, que deve ser entregue até o final deste ano.

O ex-diretor Roberto Pelegrini Coral expressou emoção ao falar sobre a importância do HPS para a comunidade de Porto Alegre. Ele destacou a história do HPS, desde sua primeira sede em 1898, no paço municipal, até sua expansão atual. Corala destacou que o HPS é uma opção única para os cidadãos de Porto Alegre, oferecendo atendimento completo e gratuito para todos. Ele ainda ressaltou a importância do apoio da comunidade para melhorar a assistência no HPS e manter sua tradição de universalidade, igualdade e gratuidade.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade alegou que o Hospital é de todos os cidadãos e que “todo médico gaúcho deve alguma coisa e tem algum vínculo afetivo com o HPS."




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895