Mais 154 cidades do país receberão vacina contra dengue, mas RS segue de fora

Mais 154 cidades do país receberão vacina contra dengue, mas RS segue de fora

Cidades de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo receberão doses do imunizante

Correio do Povo

Ao todo, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação

publicidade

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira a ampliação da vacinação contra a dengue no Brasil. Serão mais 154 municípios contemplados com doses do imunizante. Atualmente com cerca de 35 mil casos confirmados da doença e mais de 40 óbitos, o Rio Grande do Sul segue de fora do cronograma de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha das cidades que receberão as doses se deu através de critérios como o porte dos municípios com alta transmissão e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes. Questionado, até o momento, o ministério não deu detalhes dos motivos pelo qual as cidades do RS que se encaixam nestes critérios não foram incluídas na vacinação. Ainda conforme a pasta, o governo federal conta com 668 mil doses próximas do vencimento.

Procurada, a Secretaria Estadual da Saúde lamentou que não há previsão de chegada de vacinas contra a dengue, mesmo com decreto de situação de emergência sancionado no início deste mês. A pasta confirmou ainda que o governador Eduardo Leite conversou com a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e solicitou o envio de doses para o RS, mas que até o momento não há novidade sobre o envio destes imunizantes.

A conversa teria ocorrido em uma reunião de governadores com equipes do ministério no dia 7 de fevereiro. Ainda segundo a pasta, desde então, não houve contato direto com a ministra ou com equipes do ministério sobre o tema.

Novas cidades com vacinas contra a dengue

Os novos municípios que receberão as doses fazem parte de 11 coordenadorias regionais de Saúde. Eles estão localizados nos estados de São Paulo (regiões de São Paulo, São José do Rio Preto, Campinas e Aquífero Guaraní), Santa Catarina (Florianópolis), Paraná (Apucarana), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Betim, Uberaba e Uberlândia) e Espírito Santo (Central).

Ao todo, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 154 agora contemplados com a ampliação. Até o início da tarde desta quarta-feira, o Brasil registra 2,3 milhões de casos prováveis de dengue e 831 mortes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895