person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ópera "O Quatrilho" inicia turnê pelo Rio Grande do Sul nesta sexta

Espetáculo passará por sete cidades gaúchas durante o mês de agosto

Montagem estreou no último fim de semana em Porto Alegre | Foto: Gilberto Perin / Divulgação / CP
Depois de estrear no palco do Theatro São Pedro no final de semana, a ópera "O Quatrilho" inicia sua turnê pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. A primeira parada será em Recanto Maestro, com uma apresentação no Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade (Est. Recanto Maestro, 338). Os ingressos custam R$ 90 (inteira).

Na próxima semana, serão realizadas sessões em outras três cidades: Bagé, na quinta-feira, no Museu Dom Diogo de Souza (rua Emílio Guilain, 2017); Pelotas, na sexta, no Theatro Guarany (rua Lôbo da Costa, 849); e Passo Fundo, no domingo, no Teatro Notre Dame (av. Morom, 2255). Na sequência, as apresentações ocorrerão em Bento Gonçalves, no dia 15 de agosto, na Casa das Artes (Herny Hugo Dreher, 127), e em Caxias do Sul, no dia 18 de agosto, no Teatro Murialdo (rua Flôres da Cunha, 1740). O giro pelo Estado termina no dia 19 de agosto, no palco do Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. Todas informações e ingressos podem ser conferidos pelo site.

Baseada no livro homônimo de José Clemente Pozenato, a ópera acompanha a história de dois casais descendentes de italianos que, em uma comunidade rural do Rio Grande do Sul, em 1910, acabam indo morar na mesma casa para sobreviver. Com o passar do tempo, a esposa de um passa a se interessar pelo marido da outra, sendo correspondida. Os dois, então, decidem fugir e recomeçar a vida, deixando para trás os seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isso sem amor.

A ópera em dois atos conta com composições de Vagner Cunha e texto de Pozenato. Garantindo uma releitura moderna e vivaz, a montagem apresenta recitativos em português e árias, duetos e coros em italiano. Nos papéis principais estão as sopranos Carla Maffioletti como Teresa e Maíra Lautert como Pierina, além do tenor Flávio Leite, no papel de Ângelo, e do barítono Daniel Germano, interpretando Mássimo. Também estão em cena a contralto Luciane Bottona, no papel de Tia Gema, o barítono Ricardo Barpp como Cósimo e o baixo Pedro Spohr como Rocco.

Correio do Povo