person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

'20 Dias em Mariupol', indicado ao Oscar de melhor documentário, estreia em março nos cinemas

Filme de Mstyslav Chernov reúne registros de um grupo de jornalistas que ficaram presos na cidade de Mariupol, na Ucrânia, durante ataque da Rússia

| Foto: Synapse Distribution / Divulgação / CP

“20 Dias em Mariupol”, filme dirigido por Mstyslav Chernov, entra em cartaz oficialmente no Brasil em 7 de março, com distribuição da Synapse Distribution. Ganhadora do Bafta, vencedora do Festival de Sundance e indicada ao Oscar deste ano, a produção acompanha um grupo de jornalistas ucranianos que registram a invasão da Rússia na cidade de Mariupol. Sem saída, a equipe passa por desastres em alta escala, como o bombardeamento de um hospital-maternidade.

Camuflada na cidade, a equipe de correspondentes presenciou muitas mortes nas ruas e em abrigos provisórios. Em um dos hospitais por que passaram, um policial ucraniano chegou a implorar para que deixassem a cidade.

Mstyslav Chernov é um cineasta e fotojornalista vencedor do prêmio Pulitzer pelo trabalho de cobertura do ataque retratado no filme. Já cobriu conflitos no Iraque, Afeganistão e em Kiev, capital da Ucrânia. Para compor o documentário, ele e seus companheiros de equipe — correspondentes da The Associated Press, também produtora do longa — estiveram presentes desde o início da invasão russa, do primeiro bombardeio ao corte de água, de suprimentos e das torres de sinal. Também foram os últimos jornalistas a permanecer na cidade. Enquanto filmavam a situação local, fugiam dos soldados russos para não serem capturados.

Correio do Povo