person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

A ópera “I Pagliacci” estreia neste sábado em Porto Alegre

Espetáculo tem participações especiais do Grupo Tholl e do Coro Sinfônico da OSPA

Grupo Tholl serve como inspiração e ao mesmo tempo é homenageado no espetáculo | Foto: Juliano Kirinus / Divulgação / CP

A ópera  "I Pagliacci", de Ruggero Leoncavallo, será apresentada em dois atos no Theatro São Pedro. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza o espetáculo com um grande elenco de solistas da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) – marcando a primeira parceria entre as duas instituições. O Grupo Tholl ao mesmo tempo inspira e é homenageado pela montagem, que também dá destaque ao Coro Sinfônico da Ospa. As três récitas ocorrem nos dias 17, 18 e 20 de junho, no Theatro São Pedro. 

Dividida em dois atos, “I Pagliacci” (“Os Palhaços”, em português) é a trágica obra-prima do compositor italiano Ruggero Leoncavallo, e também seu maior sucesso. Para compor tanto a música quanto o libreto, ele se inspirou em uma história real ocorrida no sul da Itália. A estreia da montagem ocorreu em Milão, em 21 de maio de 1892. A versão inédita que será montada em Porto Alegre pela Ospa transporta a história para uma cidade fictícia no interior gaúcho, em pleno 2023.

No primeiro ato, uma trupe circense representada pelo Grupo Tholl desembarca no local para apresentar um espetáculo. Enquanto o evento é preparado, os integrantes da companhia se enredam em uma série de relações abusivas. O líder da trupe, Canio, descobre a infidelidade da esposa, Nedda, e interpreta a famosa ária “Vesti la Giubba” enquanto coloca a sua fantasia para o espetáculo. No segundo ato, ficção e realidade se misturam no palco durante uma apresentação do Grupo Tholl. Tomado pela fúria, Canio assassina a mulher e o seu amante. 

Questões como feminicídio e discriminação – intrínsecas à história original – vêm à tona nesta releitura contemporânea da ópera, que tem regência e direção musical de Evandro Matté e direção cênica e concepção de Flávio Leite. 

A montagem do elenco foi realizada pela CORS, que fez audições públicas para encontrar as vozes de “I Pagliacci”. Para cada papel, foram selecionados dois cantores que vão se revezar nos ensaios e apresentações.

Nedda é interpretada pela soprano japonesa Eiko Senda e pela soprano italiana Maria Sole Gallevi – Débora Faustino, que havia sido anunciada anteriormente, não está mais no elenco. Canio é vivido por Lazlo Bonilla e por Giovanni Marquezelli. O elenco, formado inteiramente por integrantes da CORS, inclui ainda Daniel Germano, Roger Scarton, Carlos Rodriguez, Roger Nunes, Alex Barbosa e ex-alunos do projeto Ópera Estúdio, como Oséas Duarte e o próprio Lazlo. 

 

SERVIÇO:

Ópera “I Pagliacci”

Dias: 17, 18 e 20 de junho de 2023.

Horários: sábado e terça, às 20h, e domingo, às 18h.

Local: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº – Centro – Porto Alegre, RS)

Os ingressos estão à venda, por valores entre R$ 50 e R$ 120, pelo site Sympla.

Correio do Povo