person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

A fertilidade criativa de uma trupe em um documentário com pré-estreia nesta quarta

Documentário “De Nós para Vocês” aborda o processo de criação do grupo gaúcho Falos e Stercus, cuja trajetória data de 1991 até os dias de hoje

| Foto: Fernando Pires / Divulgação / CP

O filme “Falos, De Nós Para Vocês”, que trata do processo criativo da trupe Falos e Stercus, tem pré-estreia hoje, às 19h, na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736, térreo, no Centro Histórico da Capital). Trata-se de um documentário sobre o processo de criação do espetáculo “Hibrys”, do grupo de teatro Falos e Stercus. É um cruzamento entre a criação cinematográfica e a teatral, onde a construção do filme se conecta à montagem da peça. Antes de virar documentário esta união criativa foi uma tese de mestrado em artes cênicas de André Arieta, diretor e roteirista, pela Ufrgs, defendida no anos de 2011.

Outro laço estreito entre o processo criativo do Falos e da equipe do filme é que a cineasta e vídeo artista, biAhweRTher – produtora do longa foi VJ da recepção ao público na estreia da peça “Hibrys” no Porto Alegre em Cena de 2011, ocasião em que o espetáculo recebeu prêmio do público. Na tela, os espectadores poderão perceber que processos criativos podem ter as mais diversas dinâmicas. As questões internas do grupo, dificuldades de produção, uma mudança radical da narrativa no meio do processo, falta de recursos – uma rotina em uma produção independente sem edital, patrocínio, lei de incentivo ou outras formas de fomento.

Esta é mais uma produção da Cinema8ito na tela. Segundo biAh weRTher, a produtora trabalha com “experimentações de linguagem, dentro de um contexto em que a imagem se desconstrói para renascer, assim como o próprio filme, que diversas vezes quase foi impossibilitado mas resistiu, perseverou na montanha de Sísifo e agora está nas telas”. Ela ressalta a participação de profissionais de outros estados durante a finalização das produções da companhia. “Cito nomes como Alan Stone Langdon, Rodrigo Ribeiro, Júlia Faraco, Carlos Eduardo Ceccon, entre outros. As coproduções reúnem a Vinil Filmes (SC) e Cristiano Scherer (RJ)”, ressalta biAh weRTher, destacando a dupla afinada com o diretor André Arieta.

O documentário conta com depoimentos de Carlos Gerbase, Luciana Tomasi, Marlene Goidanich, Aderbal Freire Filho, além dos integrantes da trupe, como Marcelo Restori, Fred Restori, Fábio Cunha, Fábio Sabão, e outros. “O Falos tem um trabalho incrível de criação. Considero esta uma das mais radicais, combativas e duradouras trupes teatrais do Rio Grande do Sul e do Brasil. O Falos já faz parte da história da dramaturgia nacional, e através deste registro histórico é possível identificar toda a potência criativa destes artistas extraordinários”, comenta a produtora do longa.

Antes desta pré-estreia em Porto Alegre, o documentário “Falos, De Nós para Vocês foi selecionado para dois festivais de cinema e arte, janela de experimentadores, em Portugal. O Falos e Stercus foi criado em 1991 com a proposta de "fertilidade criativa e exercício da sensibilidade humana". Encenou espetáculos no Brasil e na Europa, entre os quais estão “Clã Destino”, “A Escrita de Borges”, “La Loba”, “In Surto” e “Mithologias do Clã”.

Correio do Povo