person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Acervo Digital Vinicius de Moraes reúne vasto material do poeta

No site estão onze mil documentos, entre reproduções digitais dos manuscritos, correspondência pessoal e familiar e documentos diversos

Vinicius de Moraes é considerado um dos maiores poetas brasileiros | Foto: CP Memória

O Acervo Digital Vinicius de Moraes acaba de ser lançado e reúne os documentos originais do acervo pessoal do poeta, doados para o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), localizado no Rio de Janeiro.

No site estão as reproduções digitais dos manuscritos e datiloscritos de sua produção intelectual, de sua correspondência pessoal e familiar, além de documentos diversos, reunidos por Vinicius de Moraes (1913 – 1980) ao longo de sua vida. Entre os quase onze mil documentos, estão os manuscritos das canções “Chega de saudade”, “Canto de Ossanha” e “Berimbau”, e dos poemas “Pátria minha”, “Soneto de fidelidade”, “Soneto de separação” e “A casa”.

Além de disponibilizar os documentos para consulta online, o site traz informações sobre a vida e a obra do poeta e apresenta novos conteúdos: seis podcasts baseados no Caderno de Leituras Vinicius de Moraes, (Companhia das Letras, 2009) e um minidocumentário sobre o processo de realização do projeto, com depoimentos da equipe e imagens de arquivo de Vinicius.

O projeto Acervo Digital Vinicius de Moraes é uma realização da VM Cultural, com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Itaú, e com o apoio da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Vinicius de Moraes

É considerado um dos maiores poetas brasileiros, autor de “Soneto de fidelidade”, “Pátria minha” e “Operário em construção”. Como compositor, foi um dos expoentes da bossa nova e autor de grandes sucessos nacionais e internacionais. Entre os seus principais parceiros, estão Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell e Toquinho. Sua peça "Orfeu da Conceição" foi adaptada para o cinema e ganhou o Oscar de Filme Estrangeiro e a Palma de Ouro em 1960. 

Para acessar: acervo.viniciusdemoraes.com.br

 

Arte & Agenda