person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Advogado que revelou pseudônimo de JK Rowling pagará multa

Autora de Harry Potter havia escrito romance com nome de Robert Galbraith

Advogado que revelou pseudônimo de JK Rowling pagará multa | Foto: AFP / CP
O advogado Chris Gossage, que revelou a uma amiga que a autora da saga de Harry Potter, JK Rowling, acabara de publicar um livro policial com um pseudônimo, terá que pagar multa de 1 mil libras – o equivalente a cerca de R$ 3,9 mil.

“Com a revelação de informações confidenciais sobre um cliente a uma terceira pessoa, o sr. Gossage violou os princípios 4 e 6 da carta da SRA”, a ordem que regulamenta a atividade dos advogados, afirma a decisão de 26 de novembro e divulgada apenas nesta semana.

A escritora britânica denunciou o escritório de advogados Russells depois da publicação em julho de uma reportagem no jornal britânico Sunday Times que revelou que ela havia publicado o livro “O Chamado do Cuco”.

Rowling escreveu o policial com o pseudônimo Robert Galbraith, que foi apresentado como um antigo membro das Forças Armadas que também trabalhou no setor de segurança. Russells admitiu que um de seus associados, Chris Gossage, revelou o segredo a uma amiga, Judith Callegari, que contou ao Sunday Times.

No fim de julho, o escritório anunciou que a escritora aceitou uma quantia “substancial” a título de danos pela indiscrição. Rowling anunciou que doaria o dinheiro para a organização Soldiers's Charity, que ajuda os militares e suas famílias.

Antes da revelação do verdadeiro autor de “O Chamado do Cuco”, apenas 1,5 mil exemplares do livro haviam sido comercializados, mas com a informação sobre JK Rowling as vendas dispararam.

“Foi maravilhoso publicar um livro sem toda a expectativa e alvoroço ao redor e um autêntico prazer ver como era recebido com outro nome”, declarou JK Rowling, que vendeu mais de 450 milhões de exemplares da série Harry Potter.

Bookmark and Share

AFP