person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Amaro Freitas lança álbum

O trabalho que homenageia a Floresta Amazônica chega às plataformas musicais nesta sexta-feira

| Foto: Micael Hocherman / Divulgação / CP

O que move Amaro Freitas na vida é a experiência. Em 2020, o pianista, morador de Recife, foi atraído para Manaus, na bacia amazônica.

Sua experiência o levou a um novo estágio de criação musical a partir da conexão com a comunidade indígena Sateré Mawé. No novo álbum “Y'Y” (pronuncia-se IêIê) – a ser lançado nesta sexta-feira pelo selo americano Psychic Hotline – Amaro faz uma “homenagem à floresta, especialmente à Floresta Amazônica e aos rios do Norte do Brasil.

Embora construir um álbum em torno de uma experiência tão distante de sua casa em Recife possa parecer estranho, na verdade o trabalho está fundamentalmente ligado à sua discografia anterior. “Tentar resgatar coisas que vieram antes da colonização”, observa ele, é um tema que está presente na sua obra há anos.

Amaro explica que simplesmente olhando para os títulos dos seus três últimos projetos “você tem Rasif (grafia em árabe do nome da sua cidade natal)… você tem Sankofa (um termo ganense que significa olhar para trás, entender sua própria história, enquanto continua avançando para o futuro) e agora “Y'Y” (palavra do dialeto Sateré Mawé, código ancestral indígena que significa água ou rio): são temas que não são falados em português ou inglês e, de certa forma, fazem parte da construção deste conceito social mais conectado. Não é de admirar que ele tenha escolhido entrelaçar o conhecimento ancestral neste projeto de uma forma tão significativa.

A produção musical do álbum “Y'Y” foi orquestrada pelo próprio Amaro Freitas com Laércio Costa e Vinicius Aquino.

Correio do Povo