person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Amazon é processada por usar obra de arte indevidamente em “Suspiria”

Família de Ana Mendieta, morta em 1985, acusa estúdio de plagiar dois trabalhos da artista

Filmem, dirigido por Luca Guadagnino, é um remake do clássico de 1977 | Foto: Divulgação / CP
A Amazon está sendo processada por plágio no novo filme do diretor Luca Guadagnino, “Suspiria”. De acordo com informações da revista Variety, o estúdio foi acusado de utilizar indevidamente obras de Ana Mendieta, uma artista cubana-americana, falecida em 1985, que abordava o tema de violência contra a mulher em seus trabalhos.

No processo, a família da artista acusa o estúdio de plagiar duas obras em duas cenas do primeiro trailer. A primeira  imagem mostra  uma mulher com as mãos atadas em cima de uma mesa branca, que supostamente seria derivada de “Rape Scene”. Já a segunda é de uma silhueta de um corpo em um lençol, que os herdeiros de Mendieta afirmam ser baseada em “Untitled” (Silueta Series, Mexico).

Os advogados haviam enviado uma carta para a Amazon em julho pedindo a remoção das duas cenas nas quais eles entenderam haver os plágios. O estúdio concordou e não voltou a usá-las no segundo trailer, lançado em agosto. Entretanto, na versão do final do filme, a família afirma ter encontrado outras oito imagens com conteúdos similares ao trabalho de Mendieta.

Em entrevistas recentes, Guadagnino revelou que uma de suas inspirações para o filme foi justamente o trabalho de Ana Mendieta. Segundo ele, a principal motivação para fazer um remake de “Suspiria” foi porque ele está “cheio de ideias de arte feminista”.

“Suspiria” é uma refilmagem do clássico de 1977, dirigido por Dario Argento. A narrativa acompanha uma jovem bailarina que chega a uma prestigiada escola de dança logo após o desaparecimento misterioso de uma aluna. Até o momento não foi confirmada a data para estreia do filme no Brasil.

Correio do Povo