person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Angelina Jolie estreia como diretora com romance sombrio na Bósnia

Estrela de Hollywood está sendo acusada de plágio em história sobre campo de concentração

Angelina Jolie estreia como diretora com romance sombrio na Bósnia | Foto: Jason Tanner / AFP / CP
A estrela de Hollywood Angelina Jolie estreia como diretora e roteirista em um filme que usa a guerra dos Balcãs como cenário. "In The Land of Blood and Honey (Na terra do sangue e do mel), conta a história de uma muçulmana estuprada e escravizada em um campo de concentração em Sarajevo e de seu amante sérvio, que se torna um de seus captores, durante a guerra entre 1992 e 1995 que deixou cerca de 100 mil mortos.

"É muito difícil sentar-se para assistir a esse filme durante duas horas, pois dá a ideia do que é viver a guerra durante vários anos", comentou a diretora antes da projeção do filme em Los Angeles. "Queremos que o público sinta como é viver uma guerra e também queremos que, ao assistir ao filme, o público queira que ela acabe", projetou Angelina.

Os atores são locais e viveram o conflito, o que os tornou ao mesmo tempo assessores históricos da diretora. Durante o conflito, que deu origem ao termo "limpeza étnica", ocorreu o massacre de Srebrenica, onde em julho de 1995 8 mil homens e crianças muçulmanas foram assassinados.

Apesar das críticas positivas à produção, o jornalista croata James Braddock entrou em 2 de dezembro com uma ação por violação aos direitos de autor no tribunal de Illinois, na qual acusa Jolie e sua equipe de roubarem a história de seu livro "The Soul Shattering", publicado em 2007 com a mesma trama, conforme o autor. Em entrevista na terça-feira ao jornal Los Angeles Times, a diretora rejeitou a ação. "Me inspirei em muitos livros e documentos, é uma combinação das histórias de muitas pessoas, mas essa obra em particular não conheço".

Bookmark and Share

AFP