person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Artista visual Paulo Corrêa ministra oficina gratuita dia 28 de julho em Canoas

Projeto Terragrita também prevê uma exposição em outubro

Artista visual Paulo Corrêa fundou o Coletivo Terragrita | Foto: Leandro Machado / Divulgação

O artista visual Paulo Corrêa ministra no dia 28 de julho de 2023, sexta-feira, a oficina Terragrita - Liberdade Criativa em Canoas (RS), na Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270), das 9h às 12h (turma 1) ou das 14h às 17h (turma 2). O projeto convida o observador para dialogar com figuras humanas que evocam a resistência da ancestralidade afro-brasileira.

Os alunos serão estimulados livremente para o processo criativo com materiais reciclados e naturais. A atividade é voltada a jovens, adultos, alunos e professores da rede pública, gestores culturais e pessoas com deficiência. A coordenação é da socióloga Michelle Stephanou.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo Instagram @terragrita ou pelo link: bit.ly/terragrita-lc. Vagas limitadas.

A base de trabalho da oficina será o papelão descartado, papel resistente, com estrutura ondulada, que é responsável pelo seu bom desempenho. Já as tintas utilizadas, são pigmentos naturais, com cores variadas de terra, cascas de árvores, urucum, pó xadrez e carvão. A sustentabilidade está no material acessível, que com a orientação de Paulo Corrêa, busca o primor técnico e criativo. A oficina busca a valorização da oralidade e dos saberes tradicionais, com o diálogo servindo de elo para a inclusão social.

O projeto Terragrita ainda dará origem a uma exposição coletiva em outubro deste ano, também na cidade de Canoas. A mostra vai reunir obras do artista visual e as realizadas nas oficinas, com curadoria de Sabrina Stephanou. As criações de Paulo Corrêa são telas produzidas com materiais reciclados. A questão étnica fica implícita nas obras visuais, que transitam e mesclam diversas técnicas: da pintura à colagem e recorte de papelão, utilizando tinta acrílica e pigmentos naturais, sempre valorizando a liberdade criativa e pluralidade de expressões culturais.

O ARTISTA

Natural de Pelotas (RS), Paulo Corrêa é pintor, escultor e fotógrafo. Também atua como pesquisador. Desde 2018, fundou o "Coletivo Terragrita”. Atualmente vem participando de seminários, palestras, cursos de artes, exposições individuais e coletivas, sempre aprimorando seu conhecimento em arte, com inclusão para a acessibilidade e compartilhando com o público e, em especial, a comunidade afro-brasileira.

O Projeto Terragrita em Canoas tem o financiamento do Programa de Incentivo à Cultura - PIC 2022, da Prefeitura Municipal de Canoas, e produção da Stephanou Cultural.

Correio do Povo