person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Balé circense no gelo chega ao Rio Grande do Sul

Espetáculo russo fará três apresentações na Capital e uma em Caxias do Sul

Há quase 50 anos, o Circo de Moscou no Gelo conquista plateias de todas as idades | Foto: K Ivanov / Divulgação / CP
A magia do circo, a beleza da patinação no gelo combinados com a técnica do balé clássico estarão reunidos no espetáculo "Circo de Moscou no Gelo", que chega para três apresentações em Porto Alegre, no Teatro do Sesi (avenida Assis Brasil, 8787). Neste sábado, o grupo entra no palco às 17h e às 21h, e amanhã, às 17h.

No feriado do dia 1 será a vez de Caxias do Sul receber os russos em apresentação única no Ginásio Poliesportivo do Sesi (rua Ciro de Lavra, s/n, bairro Fátima), às 18h.

Oriundo do Grande Circo Nikulin, o "Circo de Moscou no Gelo" foi criado em 1962 por Arnold Gregoryevich, um dos mais importantes diretores de dança artística da Era Soviética, que também teve contribuições importantes para o cinema e o teatro daquele país. A estreia aconteceu em 1964, em Bruxelas, na Bélgica. Desde então, solidificou sua reputação com o público infantil, adolescente e adulto e à crítica internacional com apresentações por França, Itália, Israel, África do Sul, Nova Zelândia, Japão, China, Canadá, Polônia, Espanha e Emirados Árabes, entre outros países.

Os cerca de 30 bailarinos são dirigidos pela competente Natalia Abramova, que busca em cada número levar alguma inovação, mas sempre honrando suas tradições. Os artistas são especializados em patinação no gelo e primam pelo excelente condicionamento físico para realizar um espetáculo dividido em duas partes com 17 números, todos executados sob patins. Malabarismo, muita dança, números de trapézio e acrobacias arriscadas e extremamente precisas, além da participação dos palhaços patinadores, dão um toque mais lúdico ao show.

O espetáculo pode ser muito bem definido como um balé circense no gelo, sendo a única companhia no mundo que até hoje realiza este tipo de performance. A trilha sonora do "Circo de Moscou no Gelo" percorre o clássico à tradicional música da Rússia sem esquecer de um repertório mais contemporâneo.

A apresentação é realizada em espécie de picadeiro formado por uma pista de gelo composta por um material especial, o que permite a performance em teatros fechados. O grupo está no Brasil pela primeira vez e estará nas principais capitais permanecendo até a segunda semana de junho com previstos de 36 espetáculos. Depois, segue em turnê pelo mundo até o final do ano.


Bookmark and Share