person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Bandaliera celebra 40 anos de rock com turnê

Grupo faz apresentação no Theatro São Pedro com integrantes da formação original

Bandaliera começa turnê com o espetáculo desta quinta-feira | Foto: Fabio Rebelo / Velvet Estudio / Divulgação / CP

Para comemorar os 40 anos do seu primeiro ensaio, em julho de 1982, a Bandaliera volta à estrada, percorrendo várias cidades da Região Sul, começando hoje, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº). Subirão ao palco os fundadores da banda, o vocalista Alemão Ronaldo, o baixista João Guedes e Tavinho Fumagalli, que assume a dupla de guitarras com Gabriel Guedes (ex-Pata de Elefante). A bateria fica por conta de Fábio Musklinho, que se integrou à banda em 1987. Tem ainda Murilo Moura, no teclado. No repertório, sucessos que se tornaram clássicos da música gaúcha, em uma promoção da Little John Entretenimento. 

A Bandaliera surgiu no cenário roqueiro do Sul a partir de composições de Fughetti Luz, ex-Liverpool e ex-Bixo da Seda. O autor de “Campo Minado”, “Nosso Lado Animal” e dezenas de clássicos do rock encontrou na nova formação a veia roqueira ideal para suas composições e incentivou os primeiros passos do grupo, que registrou as canções do mestre em seus dois primeiros discos, sendo um deles o primeiro álbum de rock gravado ao vivo no Rio Grande do Sul. 
Gravou seis álbuns, a maioria de forma independente, e atuou por 22 anos com diferentes formações. Em 2004, Alemão Ronaldo seguiu carreira solo, incluindo em seus shows e no novo repertório, as músicas da Bandaliera. O reencontro dos músicos que criaram a banda logo após ao jogo Brasil e Itália, da Copa do Mundo de 82, sob forte influência de bandas como Rolling Stones, Bixo da Seda e Humble Pie ocorreu em setembro de 2018, em um aniversário. Um ano depois houve um novo encontro e em 2022, após a pandemia, o grupo decidiu retomar a estrada.
As próximas cidades serão Igrejinha, Alvorada e Florianópolis, respectivamente nos dias 17, 18 e 30 de junho. Em julho terão vez Curitiba (dia 2), Santa Maria (dia 13), São Francisco de Paula (dia 15) e Lajeado (dia 16). Caxias do Sul tem reservado o dia 18 de setembro.