person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Batalha de poesia falada na Biblioteca Pública do Estado

Nesta sexta-feira, às 19h, será realizada a 12ª edição Slam Aquilombaí com competição valendo vaga para a final 2024; com entrada gratuita

Sexta-feira de poesia falada com Slam Aquilombaí na BPE | Foto: Victor Frainer / Divulgação / CP

Nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, às 19h, será realizada a 12ª edição Slam Aquilombaí e apresentações em verso livre na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190). Participam as slammasters Agnes Mariá, Adrielle Figueiró e Poeta Desperta, do Slam Aquilombaí, para soltarem a voz e coordenarem a competição.

A atividade gratuita é uma realização conjunta entre a BPE e a Coletiva Urbana de Retomada Aquilombaí (CURA). As inscrições são limitadas e serão feitas no local do evento. A competição vale vaga para a final de 2024 e haverá premiação em dinheiro. A atividade integra a agenda especial desenvolvida pela BPE para o Novembro Negro.

Segundo a diretora da Biblioteca, Ana Maria de Souza, “é muito importante que esse tipo de movimento popular e urbano, baseado na ocupação de praças e parques, aconteça no espaço nobre e histórico da Biblioteca, que também é pública e está sempre aberta a todas as manifestações artísticas, sobretudo àquelas à força da palavra e da poesia, como é o caso do slam”, diz.

Batalha de Poesia

São competições de poesia falada de temática livre que unem versos autorais em performances de até três minutos, que serão avaliadas por um júri popular. As regras são: duração de até 3 minutos; somente poesias autorais; com proibição do uso de adereços cênicos ou instrumentos musicais. Em caso de empate na 3° fase, os poetas recitam mais uma poesia, e decidem entre si, se a votação será nominal ou não. O vencedor ganhará 100 reais em dinheiro e os segundos e terceiros lugares livros e vale-cultura.

Correio do Povo