person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Biógrafa de Jorge Amado discute processo de pesquisa em Porto Alegre

Jornalista baiana Joselia Aguiar estará hoje no Instituto de Cultura da PUCRS

Aguiar também é mestre em História pela Universidade de São Paulo | Foto: José Terra / Divulgação / CP

A jornalista baiana Joselia Aguiar conversa com Carol Anchieta e Fernanda Bastos sobre sua experiência como curadora das edições de 2017 e 2018 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e como diretora da Biblioteca Mario de Andrade (São Paulo), na Livraria Baleia (Fernando Machado, 85), hoje, a partir das 19h. Na terça, ela estará no Instituto de Cultura da PUCRS (Ipiranga, 6681/Biblioteca Central/Prédio 16) para falar às 19h30min, com Maria Eunice Moreira e Fabio Varela sobre o processo de pesquisa e escrita de "Jorge Amado, uma Biografia", pela editora Todavia. Após, haverá sessão de autógrafos com a autora, que é mestre em História pela Universidade de São Paulo e trabalhou na Folha de S.Paulo.

Com acesso exclusivo a documentos de família e cartas de parentes, amigos e outros escritores, além de entrevistas exaustivas e pesquisas no Brasil, Europa e Estados Unidos, o livro retraça a história de um dos mais populares escritores do século XX. Um homem que, saído da Bahia, se consagrou pelo mundo, amigo de personalidades como Sartre e Saramago, que foi traduzido para dezenas de idiomas.

Autor de clássicos, como “Capitães da Areia”, “Tieta do Agreste”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “Gabriela, Cravo e Canela”, algumas das obras do escritor fizeram sucesso no cinema e na televisão. 

Correio do Povo