person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Câmera Record mostra a luta da mulher que não sai da cama por causa do peso

O programa conta a história de Rogélia de Matos, que ultrapassou os 300 quilos e começou o tratamento contra a obesidade durante a pandemia de Covid-19

O programa é apresentado por Luiz Fara Monteiro | Foto: Divulgação / Record TV

Neste domingo, dia 16, o Câmera Record conta a história de Rogélia de Matos, que ultrapassou os 300 quilos e começou o tratamento contra a obesidade durante a pandemia de Covid-19. 

"Ver a claridade do lado de fora, sensação que eu não tinha há muito tempo... Me emociona só de lembrar".  O sentimento de liberdade é a grande recordação de um dos dias mais difíceis da vida de Rogélia. Depois de quatro anos, a professora aposentada saiu da casa em que mora, no Rio de Janeiro, pela primeira vez. Ela foi resgatada por um grupo do Corpo de Bombeiros e levada até um hospital para iniciar um tratamento rigoroso contra a obesidade. 

Este primeiro passo ocorreu no final do ano passado. Na época, era difícil até saber qual o peso exato de Rogélia, já que ela não conseguia nem se levantar da cama. "Se eu passasse mal, de repente, como eu iria ser socorrida? Foi uma coisa que me assombrou durante muito tempo, eu não dormia", ela lembra. 

Segundo os médicos, Rogélia chegou aos 310 quilos. No hospital, conseguiu perder peso, mas o sonho de uma cirurgia bariátrica não se concretizou imediatamente. "Era um quadro de obesidade extrema. Realmente não tinha condição da paciente levantar, nem da gente conseguir operá-la naquele momento. Então a gente via que era uma situação em que a paciente realmente precisava de um preparo por um bom tempo, para colocá-la em condições cirúrgicas", explica o cirurgião Luiz Gustavo de Oliveira e Silva, um dos médicos de Rogélia. 

A equipe acompanhou o resgate, que foi marcante também para os bombeiros. "Cada atendimento é único. E nós aprendemos muito com ela", diz Renata Oliveira, enfermeira do Corpo de Bombeiros. Durante as as gravações, parte da equipe participou de um reencontro emocionante com Rogélia. O Câmera Record, apresentado por Luiz Fara Monteiro, vai ao ar neste domingo, às 23h15min. 

Correio do Povo