person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Águia de Ouro abre segundo dia de desfiles do Grupo Especial de São Paulo

Outras seis escolas passarão pelo Sambódromo do Anhembi entre a noite deste sábado e a madrugada de domingo

Águia de Ouro venceu o grupo de Acesso no ano passado e volta à elite do Carnaval de São Paulo | Foto: Avener Prado / Folhapress / CP Memória

As últimas sete escolas do Grupo Especial de São Paulo desfilam entre a noite deste sábado e a madrugada de domingo, encerrando a disputa pelo título do Carnaval 2019. Campeã do grupo de Acesso no ano passado, a Águia de Ouro abre esta segunda noite no Sambódromo do Anhembi com o enredo "Brasil, eu quero falar de você! Que país é esse". A apresentação será marcada por contestações políticas, com ênfase para a exploração das riquezas, ganância e corrupção.

A Dragões da Real - criada por torcedores do São Paulo - será a segunda entrar na avenida e apostará no enredo "A Odisseia do tempo, uma invenção em 65 segundos". De acordo com o carnavalesco Mauro Quintaes, o Deus Cronos, que é o Deus do Tempo, vai conduzir a escola "no passeio da relação do homem com o tempo". Não faltarão relógio de Sol, o relógio astrológico, ampulhetas e o relógio suíço nas alegorias. 

Já a Mocidade Alegre, vice-campeã de 2018, levará uma lenda amazônica ao Sambódromo do Anhembi, com o enredo "Ayakamaé - As águas sagradas do sol e da lua". Na lenda, o sol e a lua eram amantes que nunca conseguiam se encontrar. A lua começa a chorar e, das suas lágrimas, nasce o Rio Amazonas. 

Depois de amargar um 10º lugar em 2018, a Vai-Vai apresentará uma viagem no tempo de um africano contador de histórias, mostrando as lutas do povo negro com o enredo "Vai-Vai, o quilombo do futuro".

Já a Rosas de Ouro vai fazer uma homenagem ao povo armênio, com o tema "Viva Hayastan!". A escola pretente fazer um elo entre a história do carnaval de São Paulo e a comunidade armênia que vive na capital paulista. 

Com o enredo "Nas asas do grande pássaro, o voo da Vila Maria ao Império do Sol", a Unidos de Vila Maria será a sexta escola a entrar na avenida neste segundo dia. A agremiação vai homenagear o Peru, país conectado com o Brasil pela Floresta Amazônica, e promete conquistar o público com a riqueza dos materiais presentes nas alegorias. 

Para encerrar os desfiles, já ao amanhacer de domingo, a Gaviões da Fiel apostará na reedição do samba de 1994, quando foi vice-campeã, levando para o Sambódromo do Anhembi o enredo "A saliva do santo e o veneno da serpente". O carnavalesco Raul Diniz é o autor do tema original e vive há quase 10 anos na Espanha. Agora, quem desenvolveu o novo samba foi Sidnei França. Na avenida, a escola vai desfilar e cantar a própria história, e o samba-enredo contará a história e as lendas do tabaco.

Ordem dos desfiles:
22h30min - Águia de Ouro
23h35min - Dragões da Real
0h40min - Mocidade Alegre
1h45min - Vai-Vai
2h50min - Rosas de Ouro
3h55min - Unidos de Vila Maria
5h - Gaviões da Fiel

Correio do Povo