person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Crea verifica condições da estrutura do Porto Seco

Mais duas visitas ocorrerão até dias antes do início do Carnaval em Porto Alegre

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) realizou nesta segunda-feira uma vistoria no Porto Seco, que vai receber o Carnaval de Porto Alegre. “O que nós queremos: que haja segurança para a sociedade, para que possa ser uma boa brincadeira o Carnaval”, disse o gestor de fiscalização do órgão, Marino Greco.

Foram fiscalizadas estruturas e analisados projetos elétrico, de pista e de arquibancadas. O órgão também analisou as anotações de responsabilidade técnica (ARTs) necessárias para as atividades e a habilitação dos engenheiros responsáveis pelas obras. De acordo com Greco, outras duas visitas devem ser realizadas.

O objetivo da Operação Carnaval é fiscalizar os principais locais de eventos carnavalescos de todo o Rio Grande do Sul até março. A meta é minimizar os riscos para a população. Uma novidade para este ano é, na fiscalização, o pedido que cada local apresente e divulgue a real capacidade de público para o evento. Cerca de 900 locais receberam a visita dos técnicos no ano passado. A meta é superar 950 neste ano.

A primeira fase da ação vai solicitar às prefeituras a relação de clubes, entidades carnavalescas, associações e a existência de carnaval de rua e dos processos licitatórios nos municípios. Depois, os técnicos do CREA vão verificar as estruturas elétricas, de sonorização, laudos técnicos de carros alegóricos e a existência de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), além da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada por profissionais habilitados.

Samuel Vettori / Rádio Guaíba