person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Embaixadores do Ritmo e Império da Zona Norte entram na disputa pelo título

Das tradicionais, Imperadores do Samba, atual bicampeã, se mantém na briga pelo campeonato

Embaixadores do Ritmo pode conquistar título inédito | Foto: Mauro Schaefer
A apuração do carnaval de Porto Alegre, que começa às 16h30min desta segunda-feira na concentração do Complexo Cultural Porto Seco, promete ser agitada. Pelo menos três escolas despontam como favoritas ao título após as duas noites de desfiles do Grupo Especial.

Vice-campeã no ano passado, a Embaixadores do Ritmo se destacou pela técnica impecável ao longo de toda a sua passagem pela passarela do samba. Apesar de não ter empolgado o público, a entidade fez a sua torcida fiel acreditar na inédita vitória no carnaval, quebrando, ainda, a hegemonia das agremiações consideradas maiores e mais tradicionais.

Já a Império da Zona Norte, duas vezes campeã, surpreendeu o Porto Seco com um enredo sobre morte, com fantasias grandes e diferenciadas e carros alegóricos imponentes. Os diretores de criação da escola garantiram que a ideia era realmente fazer um desfile volumoso, tudo para chamar a atenção da plateia e dos jurados - e dos primeiros, já conseguiram.

• Escolas driblam a crise e impressionam na segunda noite do Porto Seco

Com 18 títulos no currículo, a Imperadores do Samba, atual bicampeã, manteve a torcida animada até as 6h30min deste domingo, quando encerrou sua participação sendo ovacionada com gritos de “é campeã!”. Mesmo com algumas falhas na evolução em função de uma confusão com a última alegoria, a agremiação manteve seu suingue e fez uma grande apresentação.

Com problemas em carros alegóricos, Estado Maior da Restinga e Bambas da Orgia - também muito tradicionais na Capital - devem perder pontos preciosos na briga pelo título. A Bambas, que mobilizou seus torcedores desde o início da noite de sábado, ainda excedeu sete minutos o tempo de desfile.

Quem também pode entrar na disputa pelo campeonatado é a Imperatriz Dona Leopoldina, que animou o Porto Seco na sexta-feira com a participação de Diogo Nogueira. A bateria da escola, que além de uma parada estratégica realizou coreografias para saudar o sambista, também se destacou entre as demais.

O carnaval de Porto Alegre segue com desfiles do Grupão neste domingo. Na terça, as campeãs do grupo especial voltam à avenida para comemorar o resultado com a torcida.

Júlia Endress