person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Segundo dia de desfiles no Porto Seco começa tenso e com atraso

Carro abre-alas da Bambas da Orgia quebrou logo na entrada

Parte do carro abre-alas que conseguiu entrar na avenida | Foto: Mauro Schaefer
Diferentemente da tranquilidade que marcou a primeira noite de desfiles na Capital, o sábado começou bastante agitado no Complexo Cultural do Porto Seco. O trânsito intenso no início da noite nas proximidades do local já dava indícios do clima no sambódromo: camarotes e arquibancadas praticamente lotados.

Enquanto isso, ainda na concentração, a Bambas da Orgia, primeira escalada a entrar na avenida, vivia um drama, após o carro abre-alas quebrar. Diversos integrantes se mobilizaram para tentar colocá-lo na pista. O esforço foi em vão, deixando um clima tenso e apreensivo.

A solução foi desacoplar o carro alegórico, que acabou sendo dividido em dois. Apenas uma parte entrou para apresentação e, ainda assim, gerou grande esforço para se movimentar. Todo o trabalho em torno do problema gerou um atraso de 20 minutos até a escola finalmente, avançar e inaugurar a primeira noite de desfiles deste sábado. 

A tensão se dissipou rápido com a vibração da torcida, que se manteve empogada e otimista desde os primeiros instantes do samba-enredo, dançando e exibindo balões azuis e brancos - cores da escola.

Desde às 9h a postos, Maria Suelen, de 15 anos, integrante da escola há nove, acompanhava ansiosa . "Já desfilei cinco vezes, mas parei um pouco porque exige bastante da gente. Estou na expectativa para que eles ainda consigam fazer uma boa passagem" diz ela.

Ao se despedir do público na avenida, a escola ainda passou por outro percalço, registrando sete minutos além do tempo estipulado.

Às 00h em ponto a "Estado Maior da Restinga" deu início ao desfile. Com um enredo falando de justiça e humildade, a Tinga veio com muita empolgação da zona Sul de Porto Alegre. A exemplo do Bambas da Orgia, a escola empolgou o público que cantou junto durante todo o tempo de desfile.

No entanto, os problemas para a Restinga começaram a partir dos 30 minutos. O último carro da agremiação perdeu parte do braço da alegoria, o que deve provocar perda de pontos junto aos jurados.

Os desfiles de Embaixadores do Ritmo e do Império da Zona Norte não tiveram nenhum problema técnico no decorrer do sambódromo. A madrugada deste domingo ainda terá Unidos de Vila Isabel, União da Vila do IAPI e Imperadores do Samba.

Júlia Endress