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Verão

Especial

Sem recursos por parte da prefeitura, Carnaval de Rua de Porto Alegre terá regras em 2019

Termos dos editais que compõem a realização do evento foram divulgados nesta quarta-feira<br /><br />

Evento na Cidade Baixa será realizado nos dia 2 e 5 de março | Foto: Alina Souza / CP Memória
Os dois editais para o Carnaval de rua 2019 de Porto Alegre foram lançados nesta quarta-feira pela prefeitura. O primeiro, tem como objetivo buscar parceiros na iniciativa privada. O segundo, prevê o credenciamento dos blocos interessados em participar do evento.

Na solenidade realizada no Paço Municipal, o prefeito Nelson Marchezan Júnior afirmou que a festa deste ano não terá nenhum recurso oriundo dos cofres públicos municipais. De acordo com as regras definidas em audiência de conciliação na 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, no mês de dezembro do ano passado, o Carnaval no bairro Cidade Baixa será realizado nos dia 2 e 5 de março.

Segundo o prefeito, a cidade terá um Carnaval de rua mais profissional, mais organizado e ainda maior. "Queremos entregar a todos, a quem participa e também para aquele que não gosta da data, mais conforto e segurança”, destacou. Além da Cidade Baixa, as festas ocorrem entre os dias 16 de fevereiro a 24 de março na Orla do Guaíba, Centro Histórico ou em outro bairro como Partenon ou Restinga, sempre entre as 8h e 21h. Serão selecionados até 30 blocos dos circuitos centralizados, por meio de edital público de credenciamento, e oito eventos do Carnaval do circuito comunitário/descentralizado, que irão compor o calendário.

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, disse que o Carnaval de rua tem crescido em todo o Brasil. “A normatização vai viabilizar a execução do evento em Porto Alegre. Queremos fazer a mediação com equilíbrio entre aqueles foliões que brincam nas ruas e os moradores, que não quer ver as suas rotinas afetadas”, ponderou.

As empresas interessadas na seleção devem atender às necessidades estabelecidas no edital e no caderno de encargos, como por exemplo oferecer banheiros químicos, disponibilizar sinalização necessária para os bloqueios de trânsito, UTIs móveis para os eventos e apresentar plano de proteção de áreas verdes, parques e monumentos. Será a primeira vez que Porto Alegre terá um Carnaval de rua organizado a partir de editais, com regras e caderno de encargos, elaborados por diversos setores da prefeitura. "A ideia é proporcionar um evento divertido, de qualidade e seguro para aqueles que queiram celebrar o Carnaval. Também garantir mais tranquilidade e menos impacto para quem não quer participar da folia", acrescentou Alabarse.

Editais

Como já citado, um dos editais do Carnaval de rua é destinado à seleção de uma empresa que será organizadora dos eventos que compõem o circuito. Nesse edital ainda consta as estruturas que serão necessárias para a realização do evento, como por exemplo, disponibilizar carro de som no formato trio elétrico. A vencedora, que será conhecida em 22 de janeiro, poderá, como contrapartida, utilizar programação visual e fazer a divulgação do evento como ambientação dos territórios onde as festas serão realizadas.

O segundo edital compreende o credenciamento dos blocos que participam da festa. A Secretaria Municipal da Cultura vai criar ainda uma comissão que irá fazer a análise dos blocos. A tradição com o bairro será o principal critério para seleção dos blocos e os respectivos locais de desfile. Os interessados em colocar os blocos para participar da festa deverão preencher um documento na Secretaria Municipal de Cultura.

Rádio Guaíba e Correio do Povo