person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Três escolas do Grupo Especial abrem carnaval de Porto Alegre

Unidos do Capão, Imperatriz e Acadêmicos desfilam nesta sexta-feira

Imperatriz Dona Leopoldina vem com disposição para brigar pelo título | Foto: André Ávila / CP Memória
As mudanças marcarão o carnaval de Porto Alegre 2016. E não são poucas. A grande diferença em relação aos últimos anos é a divisão das apresentações, já que desta vez haverá uma mistura de agremiações: escolas convidadas, integrantes do Grupão, que congrega os grupos de Acesso e do Intermediário A, e do Especial. Também há mudança no cronograma. Após três dias de apresentações no Complexo Cultural do Porto Seco, a apuração ocorre na segunda-feira e o Desfile das Campeãs entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira. O título do Especial será disputado por 10 escolas. Duas serão rebaixadas. As outras oito formarão, em 2017, a Série Ouro.

Nesta primeira noite de desfiles, apenas três do Especial se apresentam. A disputa começa às 2h45min, quando entra a Unidos do Capão, que estreia na elite após conquistar a vaga em 2015. A representante de Sapucaia do Sul, na região Metropolitana, trará um enredo sobre o bem-estar, com o título “Samba e Saúde: Nas Garras do Tigre, a Parceria Perfeita!”.

Na sequência, vem a Imperatriz Dona Leopoldina, que entra na passarela às 3h50min. Escola traz o enredo “Espelho, de Filho para Pai, Imperatriz canta Diogo para João”. Fará uma homenagem à família Nogueira, tradicional do samba nacional. A referência da escola da zona Norte é o carioca Diogo Nogueira, que desfilará no Porto Seco, acompanhado da mulher, Milena Rodrigues, que virá como Rainha de Bateria.

E para encerrar a primeira noite, às 4h55min, a Acadêmicos de Gravataí, que vem de um 9º lugar, vai destacar a Reserva do Taim, com o enredo “Entre as Águas de Pará-Gûasu e da Mirim – Gravataí é Taim”. Vai contar as histórias do ecossistema que envolve a reserva.

Acesso e Intermediário A se unem

Uma das novidades deste ano é a criação do Grupão (que uniu os antigos grupos Acesso e Intermediário A), formado por 12 agremiações. Das dez escolas que compõem o Grupo Especial, as duas últimas descerão para formar um novo grupo: Série Prata. Em 2017, o Especial terá oito escolas e passará a se chamar Série Ouro. Já a nova Série Prata, além das duas escolas rebaixadas da elite, será composto pelas seis primeiras colocadas do Grupão. Já as seis últimas, mais Mocidade da Lomba do Pinheiro e Filhos da Candinha, formarão a Série Bronze.

As apresentações nesta primeira noite serão abertas pelas duas convidadas: Mocidade da Lomba do Pinheiro e Filhos da Candinha. A Fidalgos e Aristocratas abre, às 23h05min, o desfile do Grupão homenageando a ativista social Marli Medeiros.

E, à meia-noite, a Academia de Samba Puro, vice-campeã do extinto Intermediário A, começa a apresentação, com o enredo “Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções com a Samba Puro eu vivi”.
À 0h55min, a Copacabana, rebaixada do Especial, apresenta “Quem foi rei nunca perde a majestade: A sereia canta Fábio Verçoza”.

À 1h50min, vem a Academia de Samba Praiana com “Uma declaração de amor em verde e rosa: Paulo Ferreira o homem do Carnaval”.

Ordem do desfile

21h25min
Lomba do Pinheiro (convidada)
22h15min
Filhos da Candinha (convidada)
23h05min
Fidalgos e Aristocratas (Grupão)
0h
Samba Puro (Grupão)
0h55min
Copacabana (Grupão)
1h50min
Praiana (Grupão)
2h45min
Unidos do Capão (Especial)
3h50min
Imperatriz Dona Leopoldina (Especial)
4h55min
Acadêmicos de Gravataí (Especial)


Correio do Povo