person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cartunista transforma Trump e suas frases polêmicas em capas de HQs

Desenhos de Robert Sikoryak serão publicados pela editora Drawn & Quarterly em novembro

Tudo começou como uma brincadeira numa rede social | Foto: Tumblr / Reprodução / CP
A eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos já gerou diversos protestos da classe artística. No Festival de Cinema de Berlim, o astro Richard Gere atacou o republicano; nas ruas de Nova Iorque, Shia LaBeouf instalou uma câmera com transmissão ao vivo para as pessoas protestarem contra o magnata. Já Meryl Streep usou o Globo de Ouro para criticar a platorma de governo e as atitudes do presidente. Agora, o cartunista Robert Sikoryak teve a ideia de transformar Trump em capa de HQs, trazendo-o como vilão de conhecidos títulos.

As capas são satíricas, mas as palavras são literais, extraídas de discursos, comícios e até mesmo a conta do Twitter de Trump. Em uma das ilustrações, ele aparece como Magneto e afirma: “Vamos ganhar tanto que talvez nos cansemos de ganhar, e vocês nos dirão: ‘Vocês ganham muito’”. Em outra, confronta o Ligeirinho: “Quando o México manda sua gente, não são os melhores. Trazem drogas, crime e estupradores”.

O projeto surgiu como uma bricadeira na página pessoal do Tumblr do artista, que usa reportagens e materiais que comprovem a autenticidade das falas. Sikoryak garante que não há nada anterior a 2016, porque ele não era representante de uma nação na época. Com a visibilidade que seu "manifesto anti-Trump" tomou, ele foi convidado a publicar seu trabalho. O resultado sairá na HQ “The Unquotable Trump”, prevista ser lançada em novembro deste ano pela editora Drawn & Quarterly.

Confira algumas das capas produzidas por  Robert Sikoryak:

"Eu estou falando comigo mesmo, número um, porque eu tenho um cérebro muito bom e eu disse um monte de coisas"

"Eu poderia ficar parado no meio da Quinta Avenida e atirar em alguém e ainda assim eu não perderia nenhum eleitor!"

“Vamos ganhar tanto que talvez nos cansemos de ganhar, e vocês nos dirão: ‘Por favor, por favor, vocês ganham muito’”.

“Eu vou construir um ótimo muro – e ninguém constrói muros melhor do que eu, pode acreditar”

"Nós temos algumas pessoas muito ruins nesse país, que precisam ir embora. Vamos tirá-las e reforçar a segurança na fronteira".

Correio do Povo